MUBI: todos os filmes que estreiam em março

Entre os filmes que entram no catálogo em março, a MUBI apresenta uma homenagem ao centenário de Pier Paolo Pasolini, um dos grandes cineastas italianos de todos os tempos, intelectual influente que nunca se esquivou das controvérsias, sempre questionando as convenções de sua sociedade sobre religião, consumismo e homossexualidade. Assinantes da MUBI poderão ver “Accattone – Desajuste Social”, “O Evangelho Segundo São Mateus” e “Édipo Rei”.

Édipo Rei (Edipo Re, 1967), de Pier Paolo Pasolini - Divulgação
Édipo Rei (Edipo Re, 1967), de Pier Paolo Pasolini – Divulgação

Como se não bastasse, outro autor complexo e ousado está em foco na MUBI este mês: Jean-Luc Godard. Quatro das obras-primas essenciais do enfant terrible chegam à plataforma: “Carmen de Godard”, baseado na ópera Carmen de Bizet, Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1983; “Tempo de Guerra”, quinto filme do cineasta e que tem a participação de Barbet Schroeder no elenco; “Máfia em Paris”, que fez parte da seleção oficial de Cannes em 1985 e marca a estreia de Julie Delpy em longa-metragem; e “Made in U.S.A.”, inspirado no filme de Howark Hawks “À Beira do Abismo”, com Anna Karina, Marianne Faithfull e Jean-Pierre Léaud.

Um dos nomes mais famosos da Nova Onda de Toronto, a multitalentosa Patricia Rozema ganha Sessão Dupla na MUBI em fevereiro. Com exclusividade, a plataforma apresenta a restauração em 4K do clássico “Eu Ouvi o Canto das Sereias”, um marco do cinema queer sobre uma jovem sonhadora com aspirações artísticas; e “Mouthpiece”, um olhar poderoso, engraçado e muito original sobre uma jovem millennial.



Eu Ouvi o Canto das Sereias (I've Heard the Mermaids Singing, 1987), de Patricia Rozema - Divulgação
Eu Ouvi o Canto das Sereias (I’ve Heard the Mermaids Singing, 1987), de Patricia Rozema – Divulgação

Destaque ainda para o aclamado diretor chadiano Mahamat-Saleh Haroun, que faz sua estreia exclusiva na MUBI com três de suas obras mais icônicas: “Hissène Habré, a Chadian Tragedy” e “Abouna” equilibram o pessoal com o político ao abordar a irmandade. Já “Um Homem que Grita”, vencedor do Prêmio do Júri de Cannes, inspira-se no clássico de F.W. Murnau “A Última Gargalhada” para fazer um poderoso retrato de como a insegurança social, a pobreza e a guerra civil podem despedaçar uma família.

Também estreia na MUBI o mais recente filme de Haroun, “Lingui, The Sacred Bonds”, que oferece uma visão impressionante da solidariedade feminina. Nos arredores da capital do Chade, a determinada mãe solteira Amina trabalha incansavelmente para sustentar a si mesma e sua filha Maria de 15 anos. Quando Amina descobre que Maria está grávida e não deseja ter o filho, as duas começam a procurar alguém para fazer um aborto, ato condenado tanto pela religião quanto pela lei. No processo, mãe e filha estreitam uma conexão mais forte do que qualquer outra que já viveram.

Love After Love (Di yi lu xiang, 2020), de Ann Hui - Divulgação
Love After Love (Di yi lu xiang, 2020), de Ann Hui – Divulgação

Os filmes exclusivos da MUBI em março também incluem “Love After Love”, da diretora Ann Hui, mestre da Nova Onda de Hong Kong. Sua terceira adaptação de Eileen Chang encontra uma Hong Kong pré-guerra e uma história de amor visualmente impressionante. Com fotografia suntuosa de Christopher Doyle e trilha sonora do lendário compositor Ryuichi Sakamoto, o filme se destaca também pela montagem e opulência tropical, revelando um mundo onde praticamente toda interação humana é reduzida a um sistema de troca econômica.

Confira abaixo a agenda completa de filmes de março da MUBI. Cada título fica disponível por 30 dias, a partir da data de estreia. A programação pode sofrer alterações ao longo do mês.

Vale lembrar que o Acervo MUBI também está aberto, com centenas de filmes para ver quando quiser. Nunca usou a plataforma? O cinematório é parceiro da MUBI e por meio deste link você pode experimentar o serviço gratuitamente por 30 dias.

MUBI | MARÇO 2022

DataTítuloDiretorCategoria/contexto
1/3CasaLetícia Simões
2/3Train AgainPeter TscherkasskyBreves Encontros
3/3Julio Hernández CordónCartões postais da Mesoamérica: Os filmes de Julio Hernández Cordón
4/3Carmen de GodardJean-Luc GodardPara Sempre Godard: Uma Retrospectiva
5/3Accattone – Desajuste SocialPier Paolo PasoliniAs Paixões de Pasolini
6/3Meu Marido de BatomBertrand Blier
7/3HeadhuntersMorten Tyldum
8/3Lingui, The Sacred BondsMahamat-Saleh HarounVisionários
9/3FeastTim LeyendekkerDesvendados
10/3Tempo de GuerraJean-Luc GodardPara Sempre Godard: Uma Retrospectiva
11/3New Life, IncAndré Carvalheira
12/3Na EstradaWalter Salles
13/3Um Elefante Sentado QuietoHu Bo
14/3O Evangelho Segundo São MateusPier Paolo PasoliniAs Paixões de Pasolini
15/3Um Homem Que GritaMahamat-Saleh HarounContos da Pátria: Filmes de Mahamat-Saleh Haroun
16/3Máfia em ParisJean-Luc GodardPara Sempre Godard: Uma Retrospectiva
17/3Atrás há relâmpagoJulio Hernández CordonCartões postais da Mesoamérica: Os filmes de Julio Hernández Cordón
18/3Love After LoveAnn HuiVisionários
19/3A definirA definirMUBI Spotlight
20/3O Dia da TransaLynn Shelton
21/3Um Amor em ParisMarc Fitoussi
22/3John FromJoão Nicolau
23/3Eu Ouvi o Canto das SereiasPatricia RozemaRedescobertas
24/3MouthpiecePatricia RozemaSessão Dupla: Patricia Rozema
25/3A definirA definirSpotlight MUBI
26/3A Professora do Jardim de InfânciaSara Colangelo
27/3AmateurHal Hartley
28/3Made in U.S.AJean-Luc GodardPara Sempre Godard: Uma Retrospectiva
29/3Édipo ReiPier Paolo PasoliniAs Paixões de Pasolini
30/3Ainda Temos a Imensidão da NoiteGustavo Galvão
31/3CiúmePhilippe GarrelA Trilogia do Amor de Philippe Garrel

Com informações da assessoria de imprensa da MUBI.