"Medida Provisória" (2021), de Lázaro Ramos - Divulgação
Divulgação

cinematório café: “Medida Provisória” de uma distopia presente

Nesta edição, o podcast cinematório café analisa “Medida Provisória”, filme de Lázaro Ramos que faz forte comentário social e chama para o debate sobre várias questões que envolvem o racismo no Brasil.

Escute o Cinematório na Orelo e apoie o nosso podcast!

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM

Adaptado da peça teatral “Namíbia, Não!”, de Aldri Anunciação, o filme “Medida Provisória” imagina um Brasil em que um governo autoritário decide expulsar todas as pessoas negras do país. A decisão se dá por meio de uma medida provisória editada para supostamente reparar os séculos de escravidão. Assim, determina-se a devolução compulsória da população negra à África. O elenco encabeçado por Taís Araújo, Seu Jorge e Alfred Enoch traz ainda Adriana Esteves, Renata Sorrah, Mariana Xavier, Pablo Sanábio, Flávio Bauraqui e Emicida.

Quem se sentam à mesa conosco neste podcast é Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG.

cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

O Cineclube Cinematório está no Padrim e no PicPay. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

— Entrevistas com Lázaro Ramos:

 

— Videoclipe da música “O Que Se Cala”, de Elza Soares, que está na trilha sonora de “Medida Provisória”:

 

— Trailers:

 


Apoio:

Pão & Companhia

MUBI

cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.

%d blogueiros gostam disto: