SescTV exibe online curtas realizados por mulheres negras

O SescTV apresenta online a coletânea “Mulheres Negras no Audiovisual”, formada por nove filmes que fazem um recorte da produção recente de curtas-metragens realizados por mulheres negras no Brasil. 

Com curadoria de Renata Martins, a seleção faz parte da série “Dos 13 aos 20: (Re)Existência do Povo Negro”, cujo título se refere às datas históricas de 13 de maio, quando foi assinada a Lei Áurea, e 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. O objetivo é o fortalecimento e reconhecimento das lutas e conquistas do povo negro, bem como o fomento à igualdade, contribuindo para uma sociedade livre do racismo e de outras formas de dominação. 

Nos filmes que fazem parte da Coletânea são retratados o trabalho e a vida de personagens de diversos tipos de cotidiano. Um dos títulos disponíveis é “Sample”, com direção de Ana Julia Travia, que conta a história de amor de um jovem casal negro que vive numa cidade cheia de memórias embranquecidas.



Outro exemplo é o curta “Rainha”, que conta a história de Rita, uma mulher que realiza o sonho de se tornar a rainha de bateria da escola de samba de sua comunidade. Porém, ela terá que lutar contra forças obscuras para seguir seu destino. O filme dirigido por Sabrina Fidalgo tem uma visão poética de sonhos e religião.  

A coletânea de curtas “Mulheres Negras no Audiovisual” pode ser vista gratuitamente aqui. Uma vez no site do SescTV, basta clicar no link da seção “+Curtas”.