"A Camareira" (La Camarista, 2018), de Lila Avilés - Divulgação
"A Camareira" (La Camarista, 2018), de Lila Avilés - Divulgação

Cinema mundial em cartaz na plataforma #CulturaEmCasa

Em clima de Copa do Mundo, a plataforma de streaming #CulturaEmCasa (acesse aqui) apresenta em dezembro a Mostra Mundo Filmicca de Cinema, que oferece uma volta pelo planeta por filmes realizados em nove países.

Com curadoria da plataforma Filmicca, a programação leva em conta, principalmente, o ineditismo das obras no Brasil. Entre elas está o elogiado longa “O Ano de 1985”, de Yen Tan, aclamada produção independente dos Estados Unidos, e o premiado drama mexicano “A Camareira”, de Lila Avilés. Muitos dos filmes selecionados contam histórias que trazem questōes familiares no enredo, tema apropriado para esta época do ano com a proximidade do Natal.

Todos os filmes ficam disponíveis gratuitamente na plataforma até 31 de dezembro. Para assistir, basta acessar o site culturaemcasa.com.br e escolher o título.



Mostra de Cinema Virtual

Outra mostra em cartaz na plataforma #CulturaEmCasa neste mês é a Mostra Internacional de Cinema Virtual, que chega à sua terceira edição.

A programação exibe 21 filmes, entre longas e curtas, realizados em Cuba, Índia, Cabo Verde e a província de Québec. Também estão representados na mostra países como Israel, Itália, Bélgica, Chile, Holanda e Moldávia.

É justamente da Moldávia, este pequeno país do Leste Europeu, um dos destaques da mostra. Trata-se do documentário “O Pequeno País com um Grande Coração”, que fala sobre o verdadeiro significado da hospitalidade por meio de uma história pouco conhecida.

"O Pequeno País com um Grande Coração" (Small Country with a Big Heart, 2022), de Daniela Donici e Lucia Lupu - Divulgação
“O Pequeno País com um Grande Coração” (Small Country with a Big Heart, 2022), de Daniela Donici e Lucia Lupu – Divulgação

A Moldávia tem menos de 3 milhões de habitantes e, só neste ano, recebeu mais de 450 mil refugiados ucranianos, que localmente são conhecidos como “convidados”. O documentário dirigido por Daniela Donici e Lucia Lupu mostra como o país foi solidário à causa das pessoas que fugiram da guerra iniciada pela invasão russa.

Reforçando: a Mostra Internacional de Cinema Virtual fica em cartaz na plataforma #CulturaEmCasa, com acesso gratuito aqui.