Autorretrato de Guignard - Foto: Divulgação

Filme inédito sobre Guignard está disponível no streaming

A vida e a obra do pintor e professor Alberto da Veiga Guignard é tema do documentário “Guignard: Mundo Sem Chão”, exibido na TV e disponível no streaming, pelo canal Curta!

A estreia do filme ocorre no ano em que se completam 60 anos da morte do artista, que, apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, tem forte ligação com Minas Gerais.

Expoente da pintura modernista brasileira, Guignard se mudou para Belo Horizonte em 1944 e fundou a Escola Municipal de Belas Artes, que passou a ser conhecida como Escola Guignard em homenagem ao artista após a sua morte, em 25 de junho de 1962, na capital mineira.



Guignard teve uma trajetória envolta em polêmicas, “lendas” e fatos curiosos, que são explorados pelo documentário. Ao longo do filme, o diretor Marcos Guttmann também evidencia a relevância de pintor e professor para a cultura brasileira.

Os entrevistados pelo documentário incluem a historiadora da arte Christina Penna, o jornalista Marcelo Bortoloti, a ex-aluna Priscila Freire e a artista plástica Yara Tupinambá.

“Guignard: Mundo Sem Chão” é uma produção da Guerrilha Filmes. Além da exibição na TV paga, no Canal Curta!, o filme foi disponibilizado em streaming através da plataforma Curta!On – Clube de Documentários, que pode ser acessada no site CurtaOn.com.br.