"Jeanne Dielman" (Jeanne Dielman, 23, quai du commerce, 1080 Bruxelles, 1975), de Chantal Akerman - Divulgação
"Jeanne Dielman" (Jeanne Dielman, 23, quai du commerce, 1080 Bruxelles, 1975), de Chantal Akerman - Divulgação

Filmicca: os lançamentos de dezembro

Filmicca lançamentos de dezembro de 2022

A programação da Filmicca em dezembro traz uma coleção com seis obras da lista atualizada da prestigiosa revista britânica Sight & Sound com os 100 Melhores Filmes de Todos os Tempos. A seleção conta com o filme número 1 da lista, a obra-prima “Jeanne Dielman”, de Chantal Akerman. Desde 1952, esta é a primeira vez que um filme dirigido por uma mulher ocupa o topo do ranking.

Os demais filmes da lista da Sight & Sound que a Filmicca exibe são “As Pequenas Margaridas”, de Věra Chytilová, “M – O Vampiro de Dusseldorf”, de Fritz Lang, “A Palavra”, de Carl Theodor Dreyer, “O Piano”, de Jane Campion, e “Notícias de Casa”, também de Chantal Akerman.



A Filmicca também adiciona ao catálogo neste mês quatro raridades do cinema tcheco em versão restaurada. A primeira delas é “Uma Carroça para Viena”, do diretor Karel Kachyňa, um suspense psicológico que conta a história de três personagens no fim da Segunda Guerra Mundial. Depois entram na plataforma “Uma Jornada Distante”, de Alfréd Radok, “A Queda do Ditador”, de Hugo Haas, e “Pérolas das Profundezas”, filme antológico coletivo referido como o “manifesto da Nouvelle Vague Tcheca”, com curtas dirigidos por Věra Chytilová, Jiří Menzel, Jan Němec, Jaromil Jireš e Evald Schorm.

Entre os lançamentos da Filmicca em dezembro, um dos destaques é “Uma Jornada Distante”, estreia do diretor Alfréd Radok. Entre o documentário e a ficção, o longa é um melodrama com ecos do expressionismo, que se passa durante o Holocausto. A versão restaurada foi exibida no Festival de Berlim.

Outro filme que chega à plataforma neste mês é o documentário “Vamos Conversar, Avó”, de Djibril Diop Mambéty, que realizou um filme-poema sobre as filmagens do longa “Yaaba”, do diretor Idrissa Ouédraogo (também disponível na plataforma – leia a crítica), em Burkina Faso.

“Vamos Conversar, Avó” (Parlons grand-mère, 1989), de Djibril Diop Mambéty - Divulgação
“Vamos Conversar, Avó” (Parlons grand-mère, 1989), de Djibril Diop Mambéty – Divulgação

A Filmicca está disponível para assinatura em todo o Brasil. A plataforma pode ser acessada na web e através dos apps para iOS, Android, Apple TV, Android TV e Amazon Fire TV.

Confira a seguir o calendário com lançamentos de dezembro na Filmicca:

09 de Dezembro | Sexta-feira

VAMOS CONVERSAR, AVÓ

um filme de Djibril Diop Mambéty
Senegal, Burkina Faso, Suíça, França | 1989 | Documentário| 36 min | 12 anos

Quinze anos depois de “Touki Bouki”, Djibril Diop Mambéty volta a colocar-se atrás das câmeras para filmar duas coisas que lhe são importantes: o cinema e as crianças. O cinema, ao qual aqui presta uma terna homenagem, é o do jovem amigo Idrissa Ouédraogo, que está filmando “Yaaba”, seu segundo longa-metragem; o cinema é também Burkina Faso, o único país da África Ocidental que, graças a Thomas Sankara, desenvolveu uma verdadeira “indústria” cinematográfica com estruturas de produção, financiamento, realização e distribuição.

Ao refletir sobre a rodagem deste filme em Burkina Faso sobre uma avó e duas crianças, Djibril Diop Mambéty dramatiza a relação da África contemporânea com a infância, sua segunda paixão. De fato, o cineasta criou em Dakar a fundação Yaadikone para a infância e a natureza, batizada em homenagem a um “Robin Hood” senegalês que dificultou a vida dos colonizadores e lutou contra todas as suas injustiças. A fundação visa lutar pelos direitos das crianças e capacitá-las, por meio de iniciativas específicas, para escapar do abandono e do esquecimento.

“Vamos Conversar, Avó” aproxima-se mais de um filme-poema do que de um documentário, um filme-manifesto sobre cinema, crianças e África. Versão restaurada.

16 de Dezembro | Sexta-feira

UMA CARROÇA PARA VIENA

um filme de Karel Kachyňa
com Iva Janžurová, Jaromír Hanzlík e Luděk Munzar
Tchecoslováquia | 1966 | Suspense/Drama | 80 min | 16 anos

Um suspense psicológico, o filme conta a história dramática de três personagens no final da Segunda Guerra Mundial. Dois desertores de língua alemã forçam uma jovem viúva a atrelar um cavalo à sua carroça e levá-los para fora do alcance das autoridades militares nazistas. Versão restaurada.

23 de Dezembro | Sexta-feira

UMA JORNADA DISTANTE

um filme de Alfréd Radok
com Blanka Waleská, Otomar Krejča, Viktor Očásek e Zdeňka Baldová
Tchecoslováquia | 1949 | Drama | 104 min | 16 anos

Praga, durante a Segunda Guerra Mundial. Hana Kaufmann, uma oftalmologista judia, casa-se com o Dr. Antonín Buresh, um cristão. Quando sua família é enviada para o campo de concentração de Terezín, o romance se transforma em uma luta pela sobrevivência. Versão restaurada.

28 de Dezembro | Quarta-feira

A QUEDA DO DITADOR

um filme de Hugo Haas
com Hugo Haas, Zdeněk Štěpánek, Karla Oličová, Bedřich Karen e Václav Vydra Sr.
Tchecoslováquia | 1937 | Suspense/Drama | 106 min | 14 anos

Situado em um país onde um ditador tem persuadido com sucesso a nação com seus discursos inflamados sobre sua superioridade e as justificativas para a expansão militar, uma bactéria de uma forma muito destrutiva de lepra está se espalhando rapidamente. A única pessoa que desenvolveu um remédio eficaz contra ela é um simples médico chamado Galen. No entanto, ele se recusa a revelar o segredo de sua cura até que os poderosos parem de destruir a vida das pessoas por meio da guerra.

A peça de Karel Čapek foi encenada pela primeira vez em janeiro de 1937, numa época em que o perigo do nazismo era iminente, e seus paralelos com os eventos da época e ainda mais do futuro imediato são assustadoramente adequados. A adaptação cinematográfica de Hugo Haas, que estreou no final daquele ano, preservou a qualidade excepcional desta primeira atuação, resultado do mesmo elenco nos papéis principais. Ao mesmo tempo, no entanto, permaneceu uma obra particularmente atemporal. Versão restaurada.

30 de Dezembro | Sexta-feira

PÉROLAS DAS PROFUNDEZAS

um filme de Věra Chytilová, Jiří Menzel, Jan Němec, Evald Schorm e Jaromil Jireš
com Pavla Maršálková, Ferdinand Krůta, Alois Vachek, Emil Iserle e Miroslav Nohýnek
Tchecoslováquia | 1965 | Comédia/Drama | 105 min | 14 anos

Uma espécie de manifesto da Nouvelle Vague tcheca, esta antologia em cinco partes mostra a amplitude de expressão e a versatilidade dos diretores do movimento. Baseado nas histórias do lendário escritor Bohumil Hrabal, os curtas variam do surrealismo, do humor e do romântico, com uma visão afiada e astuta do mundo. Versão restaurada.

Com informações da assessoria de imprensa da Filmicca.

Filmicca lançamentos de dezembro de 2022

Filmicca lançamentos de dezembro de 2022