"A Felicidade das Coisas" (2021), de Thais Fujinaga - Foto: Filmes de Plástico/Divulgação
"A Felicidade das Coisas" (2021), de Thais Fujinaga - Foto: Filmes de Plástico/Divulgação

Sesc exibe online retrospectiva do cinema brasileiro em 2022

Dezembro é época de preparar a tradicional lista de melhores filmes do ano, uma atividade que todo cinéfilo gosta de fazer. E uma boa oportunidade para ver ou rever os filmes nacionais que foram exibidos nos cinemas ao longo de 2022 é a Retrospectiva do Cinema Brasileiro, realizada pelo CineSesc.

Em sua 23ª edição, a retrospectiva acontece tanto com sessões presenciais, em São Paulo, quanto online, na plataforma de streaming gratuita Sesc Digital. Até 11 de janeiro, o público poderá ver uma seleção da produção nacional lançada comercialmente lançados de dezembro de 2021 até novembro de 2022.

Serão exibidos em torno de 50 filmes, entre curtas e longas. Um dos destaques é “Medida Provisória”, estreia do ator Lázaro Ramos na direção de um longa de ficção. Estrelado por Taís Araújo e Seu Jorge, o filme se passa em uma realidade distópica, onde um governo brasileiro autoritário ordena que toda a população negra se mude para a África.



Também não poderia faltar na retrospectiva o nosso representante no Oscar: “Marte Um”, de Gabriel Martins, que também foi um dos principais vencedores do Festival de Cinema de Gramado. A programação exibe ainda filmes como “Carro Rei”, de Renata Pinheiro; “A Felicidade das Coisas”, de Thais Fujinaga; e “Deserto Particular”, de Aly Muritiba.

A 23ª Retrospectiva faz ainda uma homenagem a atriz Marcélia Cartaxo, com a exibição dos principais filmes estrelado por ela, incluindo o premiado “Pacarrete”, o ainda inédito “A Mãe” e o clássico “A Hora da Estrela”.

A programação da mostra terá novos filmes adicionados semanalmente, até 11 de janeiro. O acesso é gratuito pelo Sesc Digital. Em São Paulo, as sessões acontecem no CineSesc, que fica na Rua Augusta, 2.075, no bairro Cerqueira César.