Petra Costa - Foto: Divulgação/Diego Bresani
Foto: Divulgação/Diego Bresani

Brasileira Petra Costa está no júri do Festival de Sundance 2023

A cineasta brasileira Petra Costa foi anunciada pelo Festival de Sundance como integrante de um dos júris da edição 2023 do evento, que acontecerá de 19 a 29 de janeiro, nos Estados Unidos.

A diretora indicada ao Oscar por “Democracia em Vertigem” está no júri da mostra competitiva mundial de documentários, a World Cinema Documentary. Ao lado dela, estão os também cineastas Karim Amer (“Privacidade Hackeada”) e Alexander Nanau (“Colectiv”).

Petra Costa competiu no Festival de Sundance de 2019 e concorreu ao Oscar de Melhor Documentário em 2020 com “Democracia em Vertigem”, filme sobre a crise política no Brasil (escute o nosso podcast). Conhecida por trabalhar na fronteira entre o pessoal e o político, ela também dirigiu “Olhos de Ressaca” (2009), “Elena” (2012) e “Olmo e a Gaivota” (2015), este ao lado de Lea Glob.



Petra também é produtora associada do documentário “Babenco: Alguém Tem que Ouvir o Coração e Dizer Parou” (2019), de Bárbara Paz, produtora de “Ecstasy” (2020), de Moara Passoni, e produtora executiva de “BEBA” (2021), de Rebeca Huntt.

“O júri desempenha um papel crucial no festival ao amplificar trabalhos inovadores e proporcionar ao público mais oportunidades de descoberta”, disse Joana Vicente, CEO do Sundance Institute. “Agradecemos a eles por sua dedicação à excelência artística e suas visões ponderadas sobre a expressão cinematográfica e tudo o que o cinema independente oferece.”

O Festival de Sundance é reconhecido mundialmente por dar espaço e revelar talentos do cinema independente. No ano passado, o Brasil esteve presente na competição principal de longas de ficção com “Marte Um”.

Além do evento presencial, o Festival de Sundance 2023 terá parte da programação online. Porém, o acesso aos filmes é restrito aos Estados Unidos.