12º Olhar de Cinema - Divulgação
12º Olhar de Cinema - Divulgação

Festival Olhar de Cinema anuncia novidades e abre inscrições

Já consolidado como um dos mais importantes eventos voltados à sétima arte no Brasil, o Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba chega à 12ª edição com novas propostas na programação e formato híbrido, com exibições presenciais e online, de 14 a 22 de junho de 2023.

As novidades anunciadas pelos organizadores incluem a nova composição da Mostra Competitiva, que será dividida em Competitiva Brasileira e Competitiva Internacional. Seis longas e oito curtas inéditos serão selecionados em cada categoria. Já as mostras Outros Olhares e Olhares Brasil deixam de existir e a Mostra Exibições Especiais passa a englobar as produções brasileiras não inéditas, que se destacaram recentemente, e agora fica na mesma categoria de mestres do cinema.

“Para este ano, a participação do público será ainda mais importante, uma vez que o festival contará com o prêmio de Melhor Longa e Melhor Curta, em que filmes da Competitiva Internacional e da Brasileira concorrerão entre si por meio de votação popular”, explica Antônio Gonçalves Junior, diretor do Olhar de Cinema.



Prêmios

As premiações da Mostra Competitiva Brasileira para os longas contarão com as categorias: Melhor Filme, Direção, Roteiro, Atuação, Direção de Arte, Fotografia, Som e Montagem. Para os curtas, serão entregues o troféu de Melhor Filme e o Prêmio Especial do Júri.

Já a Mostra Competitiva Internacional contará com premiação de Melhor Filme e Prêmio Especial do Júri para os longas, assim como premiação de Melhor Filme para os curtas.

A Mostra Novos Olhares, dedicada a filmes que se destacam pela radicalidade em suas propostas estéticas, passa a fazer parte da categoria Competitiva e contará com o prêmio de Melhor Filme.

“Com essas mudanças, o nosso objetivo é de valorizar ainda mais a participação do cinema brasileiro, deixando o festival mais simples e claro com relação a cada uma de suas mostras, além de adequá-lo às novas realidades”, comenta Gonçalves Junior.

Inscrições

As inscrições já estão abertas para filmes de todas as tipologias e gêneros, que devem ser realizadas até o dia 10 de março pelo site oficial do Olhar de Cinema.

“Recebemos produções independentes de todo o mundo, que passam por um processo de seleção da nossa equipe de curadoria especializada, formado por profissionais cinematográficos do Brasil e de outros países. Procuramos sempre valorizar o cinema brasileiro e paranaense, trazendo filmes inéditos, com propostas estéticas inventivas, comprometimento temático e com abordagens diversas do relacionamento humano”, acrescenta o diretor do festival.

O Olhar de Cinema teve início em 2012 e já exibiu cerca de 900 produções, levando mais de 150 mil pessoas às salas de cinema e mais de 30 mil pessoas para as sessões online. Mais informações sobre a 12ª edição podem ser conferidas por meio das redes sociais e pelo site oficial do festival.