"Cinema de Enredo" - Divulgação
Divulgação

Série “Cinema de Enredo” dramatiza clássicos das escolas de samba

Já é Carnaval e a magia dos sambas de enredo é a inspiração da série antológica “Cinema de Enredo”, que traz histórias inspiradas livremente em icônicas composições carnavalescas das escolas de samba do Rio de Janeiro.

A  produção é do canal de TV por assinatura Prime Box Brazil e a direção é de Luiz Antônio Pilar (do filme “Lima Barreto, ao Terceiro Dia” e da novela “Todas as Flores”). O elenco conta com nomes como Antônio Pitanga, Paulo Lessa, Giselle Itié, Rocco Pitanga, Ester Dias, Noemia Oliveira e Nando Cunha.

Segundo os produtores, as dramatizações de “Cinema de Enredo” exploram o potencial narrativo do ritmo carnavalesco e sua predileção por temas que impactam o cotidiano e a identidade do povo brasileiro.



Entre os sambas de enredo adaptados na série estão “Meu Pé de Laranja Lima”, da Mocidade Independente de Padre Miguel (1971), “Pra Tudo se Acabar na Quarta-Feira”, da Unidos de Vila Isabel (1984) e “Lapa em Três Tempos”, da Portela (1971). Ao final de todos os episódios, as composições são executadas, na íntegra, dentro do contexto da narrativa.

Nascido e criado no bairro de Padre Miguel, Pilar destaca o papel central das escolas de samba na vida cultural e intelectual do carioca: “Os sambas de enredo e as demais modalidades de samba praticados nas quadras das escolas estavam muito presentes no nosso cotidiano e contribuíram, para além da nossa prática cultural, também e essencialmente na nossa formação e educação”.

"Cinema de Enredo" - Divulgação
“Cinema de Enredo” – Divulgação

“Cinema de Enredo” tem ao todo 13 episódios, com 30 minutos de duração cada um, que exploram diferentes gêneros, como comédia, drama, farsas e tragédias. A série estreou no dia 1º de fevereiro e é exibida diariamente, às 21h, no canal Prime Box Brazil.

A série também será exibida na íntegra na programação especial de Carnaval do canal. Entre os dias 20 e 21 de fevereiro, a partir de 19h, todos os episódios serão exibidos em sequência. Após o dia 22, a série terá reprises às sextas, às 5h30, sábados, às 9h30, domingos, às 10h, segundas, às 19h30 e terças, às 11h30,

O Prime Box Brazil está disponível na Claro HD/Net HD (656), Claro/Net (156), Sky (157) e Oi TV (85), além de operadoras regionais.

"Cinema de Enredo" - Divulgação
“Cinema de Enredo” – Divulgação