"Letrux: Viver é um Frenesi" (2023), de Márcio Debellian - Divulgação
"Letrux: Viver é um Frenesi" (2023), de Márcio Debellian - Divulgação

Documentário “Letrux: Viver é um Frenesi” é lançado online

O documentário “Letrux: Viver é um Frenesi” já está disponível na plataforma Sesc Digital. A trajetória da cantora e compositora carioca Letícia Novaes é narrada no filme pelo diretor Márcio Debellian, que antes dirigiu o premiado documentário “Fevereiros”, sobre Maria Bethânia.

Com uma narrativa onírica entre passado e presente, o média-metragem costura recordações da infância e momentos marcantes da artista com amigos, fãs e ídolos, como a cantora Marina Lima. Confira o trailer:



O documentário musical teve cenas rodadas em São Pedro da Aldeia, no Rio de Janeiro, onde Letrux passou todas as férias de verão quando criança. Mais tarde, a cidade foi seu abrigo durante a pandemia de covid-19. Lá, ela revisita a sua história em meio a textos, paisagens e divertidos vídeos em VHS.

Debellian também incluiu na montagem registros inéditos realizados com a cantora nos últimos 15 anos, incluindo a volta aos palcos no Circo Voador, em 2022. O resultado é um retrato íntimo e bem humorado da artista entre refúgio e descobertas.

“Fiquei impressionado com a Letícia desde que a conheci tocando Alanis Morrissette no sofá da casa de uma amiga em meados dos anos 2000. Virei fã e acompanhei toda a sua trajetória artística desde Letuce”, relembra o diretor. “Em 2008, comecei a fazer alguns registros. Cenas em lugares que nem existem mais no Rio de Janeiro, como o Cinematheque e Oi Futuro Ipanema. Acabamos ficando próximos e este documentário traz este traço afetivo de amigos que se encontram na casa da avó pra fazer um filme em plena pandemia”, acrescenta.

“Letrux: Viver é um Frenesi” pode ser visto gratuitamente online, de qualquer lugar do país. Basta acessar o Sesc Digital.

Com informações da assessoria de imprensa do filme.