"Laurence Anyways" (2012), de Xavier Dolan - Divulgação
"Laurence Anyways" (2012), de Xavier Dolan - Divulgação

Especial da MUBI celebra o Mês do Orgulho LGBTQIA+

Em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, a MUBI adicionou novos títulos em seu especial “Orgulho Sem Preconceito”. A programação apresenta uma seleção com curadoria de filmes que exploram o vasto espectro de orientações sexuais, identidades de gêneros e perspectivas culturais de cineastas famosos ao redor do mundo.

O especial dá a oportunidade de descobrir diversas histórias que iluminam os desafios, triunfos e experiências felizes de indivíduos da comunidade queer. De contos de amadurecimento (os chamados “coming of age) até dramas provocantes e documentários empoderados, a coleção reúne uma ampla variedade de gêneros e temas.

Já disponíveis no catálogo da MUBI, filmes premiados, clássicos cults e outras joias fazem parte do especial, como o drama de Pedro Almodóvar “Má Educação”, o drama musical “Please Baby Please”, de Amanda Kramer, o indicado à Melhor Atriz no Oscar, “Carol”, de Todd Haynes, “Matthias & Maxime”, do premiado cineasta canadense Xavier Dolan, o terror “Thelma”, de Joachim Trier, “Great Freedom”, de Sebastian Meise, protagonizado por Franz Rogowski, o brasileiro “Inferninho”, de Guto Parente e Pedro Diógenes, o curta “Hideous” e o longa “Faca no Coração”, ambos de Yann Gonzalez, e muito mais.



As estreias de junho que participam do especial incluem o romance de Xavier Dolan “Laurence Anyways”, a comédia romântica “Girlfriends and Girlfriends”, de Zaida Carmona, o emocionante curta “Aribada”, de Natalia Escobar e Simon(e) Jaikiriuma Paetau, o poderoso documentário em curta-metragem “Playback”, de Augustina Comedi, e o drama romântico “The Strong Ones”, de Omar Zúñiga Hidalgo.

Saiba mais sobre os filmes do especial pelo mês do orgulho LGBTQIA+ que chegam em junho na MUBI (e confira aqui o calendário com as demais estreias do mês):

PLAYBACK (Agustina Comedi, 2019) – Disponível em 7 de junho
Em Córdoba, Argentina, o fim do regime militar promete uma primavera que não dura muito. La Delpi é a única sobrevivente de um grupo de mulheres transexuais e drag queens. Ela fala sobre como seus shows no porão guiaram a comunidade, e ajudaram na luta contra a Aids e a violência da polícia.

"Playback" (2019), de Agustina Comedi - Divulgação
“Playback” (2019), de Agustina Comedi – Divulgação

ARIBADA (Simon(e) Jaikiruma Paetau, Natalie Escobar, 2022) – Disponível em 21 de junho
No meio da região cafeeira na Colômbia, o monstro ressuscitado Aribada encontra Las Traviesas, um grupo de indígenas transexuais das tribos Emberá. Encantado pela beleza e poder dos espíritos, Aribada decide se juntar a Las Travesias para criar sua própria comunidade transfuturista.

"Aribada" (2022), de Simon(e) Jaikiruma Paetau e Natalie Escobar - Divulgação
“Aribada” (2022), de Simon(e) Jaikiruma Paetau e Natalie Escobar – Divulgação

LAURENCE ANYWAYS (Xavier Dolan, 2012) – Disponível em 23 de junho
Nos anos 90, Laurence diz a Fred que ela se identifica como uma mulher. Ao longo de dez anos, apesar das probabilidades, e apesar um do outro, o casal confronta os preconceitos dos amigos, ignora o conselho de suas famílias, e enfrenta o fanatismo da sociedade que ofende.

"Laurence Anyways" (2012), de Xavier Dolan - Divulgação
“Laurence Anyways” (2012), de Xavier Dolan – Divulgação

THE STRONG ONES (Omar Zúñiga Hidalgo, 2019) – Disponível em 26 de junho
Lucas viaja para visitar sua irmã em uma remota cidade do sul do Chile, antes de ir viver no Canadá. Em frente ao oceano e à névoa, ele conhece Antonio, o contramestre de um navio de pesca local. Quando um intenso romance surge entre os dois, a relação vai forçá-los a encarar a realidade.

"The Strong Ones" (2019), de Omar Zúñiga Hidalgo - Divulgação
“The Strong Ones” (2019), de Omar Zúñiga Hidalgo – Divulgação

GIRLFRIENDS AND GIRLFRIENDS (Zaida Carmona, 2022) – Disponível em 28 de junho
Elas têm trinta anos, mas vivem como quando estavam aos vinte, apesar de estarem muito velhas para jovens promessas. Elas estão apaixonadas pelo amor, porém, em sua busca, destroem uma a outra, vagando de ex-namorada para ex-namorada nos banheiros, camas e ruas de Barcelona.

"Girlfriends and Girlfriends" (2022), de Zaida Carmona - Divulgação
“Girlfriends and Girlfriends” (2022), de Zaida Carmona – Divulgação