"Zé" (2023), de Rafael Conde - Divulgação/Embaúba Filmes
"Zé" (2023), de Rafael Conde - Divulgação/Embaúba Filmes

cinematório café: Filme “Zé” narra história de líder estudantil morto pela ditatura

Nesta edição do cinematório café, nós conversamos com o diretor e roteirista Rafael Conde sobre o filme “Zé”, estrelado por Caio Horowicz e exibido no encerramento da 18ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. O longa-metragem conta a história de José Carlos da Mata Machado, militante na luta contra a ditadura militar no Brasil, assassinado quando tinha apenas 27 anos.

Escute o Cinematório na Orelo e apoie o nosso podcast!

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download
Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google
Castbox | Spotify | Deezer | TuneIn | Stitcher | Player FM



Realizada de 21 a 26 de junho de 2023 na cidade histórica mineira, a 18ª CineOP teve como tema geral “Memória e Criação para o Futuro” (saiba mais aqui).

O roteiro de “Zé” foi escrito por Rafael Conde e Anna Flávia Dias durante um período de 20 anos, a partir do livro-reportagem escrito por Samarone Lima. Ele narra a trajetória de José Carlos da Mata Machado, líder do Movimento Estudantil Brasileiro que participou da resistência contra a ditadura entre o final dos anos 1960 e início dos anos 1970.

Perseguido, Zé deixou o conforto da vida burguesa para trabalhar com alfabetização e conscientização política no interior do Nordeste brasileiro, vivendo na clandestinidade. Morreu aos 27 anos, em outubro de 1973, após sofrer torturas durante dez dias seguidos no DOI-Codi do Recife.

"Zé" (2023), de Rafael Conde - Divulgação/Embaúba Filmes
“Zé” (2023), de Rafael Conde – Divulgação/Embaúba Filmes

Com Caio Horowicz no papel principal, o elenco de “Zé” conta ainda com Eduarda Fernandes, Rafael Protzner, Samantha Jones, Yara de Novaes, Gustavo Werneck e Alexandre Cioletti.

Além da 18ª CineOP, o filme foi exibido no 12º Olhar de Cinema, onde recebeu o prêmio de Melhor Direção de Arte para Oswaldo Lioi. A empresa produtora é a Filmegraph e a distribuição é da Embaúba Filmes.

Exibição de "Zé" na 18ª CineOP - Foto: Leo Lara/Universo Produção
Exibição de “Zé” na 18ª CineOP – Foto: Leo Lara/Universo Produção
O diretor Rafael Conde na exibição de "Zé" na 18ª CineOP - Foto: Leo Lara/Universo Produção
O diretor Rafael Conde na exibição de “Zé” na 18ª CineOP – Foto: Leo Lara/Universo Produção

cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

Cineclube Cinematório

Faça parte do Cineclube Cinematório. O seu apoio é fundamental!

Hyperlinks deste episódio:

Site oficial da CineOP

Cinematório Café: Os filmes da 18ª CineOP

Biografia de José Carlos da Mata Machado no portal Memórias da Ditadura

— Trailer do filme “Zé”, de Rafael Conde:

 


Apoio:

MUBI

cinematório é parceiro da MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.