Medo e Delírio: conheça obra incompreendida com Johnny Depp

Johnny Depp é um ator de muitas facetas, em meio a tantos sucessos como “Edward Mãos de Tesoura”, “Piratas do Caribe” e a “Fantástica Fábrica de Chocolates” ele sempre topou participar de filmes que tivessem um enredo “diferente” e um deles é “Medo e Delírio”. A obra de 1998 hoje é pouco lembrada e também bastante incompreendida, porém ela carrega uma grande crítica social e ainda guarda uma maneira peculiar de ver o mundo.

Medo e Delírio em Las Vegas

Filme é baseado em livro do irreverente Hunter Thompson

“Medo e Delírio” é um filme dirigido pelo cineasta Terry Gilliam e baseado no livro de Hunter Thompson, que foi um famoso escritor norte-americano muito popular por ter criado o jornalismo Gonzo. Este tipo de jornalismo não necessariamente é preso com a verdade e muitas vezes misturado com o ponto de vista do próprio autor, o que vemos muito com o desencadear dos fatos no filme, que tem muito do que é visto e pensado por Hunter.



Apesar de à primeira vista parecer um filme sobre o uso irrefreado de substâncias ilegais e altamente tóxicas, na realidade o filme exprime um pouco do grito de agonia da contracultura americana no final dos anos 1960. Esta época foi conturbada com protestos gerados pela guerra do Vietnã e outros movimentos que lutavam por outros ideais políticos. Inclusive o movimento hippie e costumes da época são bem presentes no filme.

Medo e Delírio em Las Vegas

Uma Las Vegas um tanto diferente é retratada em Medo e Delírio

Um deles muito interessante que acontece logo no começo da trama é o encontro dos personagens principais com um mochileiro, jovem interpretado por Tobey Maguire, ele pede carona e eles julgam certo ajudarem ele mesmo com a cabeça já bagunçada. Para o jovem, que tem um personagem um tanto mais inocente que o resto do tom do filme, aparentemente tudo parece normal até que o Dr. Gonzo puxar a arma e começar a disparar.

De carona no banco de trás do carro, ele fica assustado com tudo que está passando e na primeira oportunidade aproveita para fugir, justamente ele significa a visão do espectador em meio aos fatos que são ali contados através da mente de Hunter S. Thompson. E muito disso veremos no filme, Las Vegas por exemplo é retratada de uma maneira longe da glória com mesas de Bacará, Poker e Blackjack com dealers dinossauros ou até palhaços.

Medo e Delírio em Las Vegas

Filme é dirigido por Terry Gilliam do grupo Monty Python

Com um universo um tanto sombrio, toda essa viagem de delírios de Raoul Duke e de seu advogado, Dr. Gonzo, tem como objetivo cobrir a corrida de motos “Mint 400” promovida por um cassino de Las Vegas, porém vemos no filme que isso ocorre de uma maneira nada comum. Inclusive ambos passam por viagens alucinógenas constantes que mostram como  o jornalista via o mundo quase que de dentro do seu corpo, como um espectador.

O filme pode até parecer chocante, mas ele é baseado em um livro muito popular escrito por Hunter Thompson chamado “Medo e Delírio em Las Vegas”, parte deste nome não foi levada para o título brasileiro. Para poder escrevê-lo de maneira concisa para o cinema foram precisos 3 roteiristas para interpretar a obra da maneira mais fiel possível e ainda sim o filme gerou críticas por muitos entenderem algumas cenas como desconexas.

Medo e Delírio em Las Vegas

Para levar toda essa visão irreverente e muita debochada da sociedade americana no final dos anos 60 e começo dos anos 70 o filme conta como a direção de Terry Gilliam, o cineasta fez parte do grupo Monty Python, uma das maiores referências de humor dos cinemas com vários filmes influentes no gênero. Além disso, ele dirigiu outros filmes desconcertantes e distópicos como, “Os 12 Macacos” com Brad Pitt e “Brazil – O filme”.

Johnny Depp fez atuação excelente ao lado de Benicio Del Toro

Em “Medo e Delírio”, Gilliam contou com um elenco de peso em uma trama que prende com muitas bizarrices quem vem a acontecer, no filme terão aparições de atrizes como Cameron Diaz e Christina Ricci e até mesmo o baixista do Red Hot Chilli Peppers, Flea. Fora a excelente atuação de Benicio del Toro e umas das melhores atuações de Johnny Depp, muito diferente dos papéis que costuma a fazer e inclusive indicado pelo próprio Hunter Thompson.

Medo e Delírio em Las Vegas

Apesar de parecer uma viagem de exageros, “Medo e Delírio” é um filme que expressa a crítica ao consumismo, principalmente a idealizada pelos Estados Unidos na época. Essa mistura de cinema e literatura abordando temas polêmicos como política e religião fazem deste um filme único. Principalmente entendendo a visão rebelde e forma de escrita peculiar de Hunter Thompson tudo pode ficar um pouco mais claro ao entender e desmistificar o filme que é um prato cheio a quem gosta de algo mais impactante.