Cameraperson (Kirsten Johnson)
Cameraperson (Kirsten Johnson)

MUBI celebra o Dia Internacional da Mulher com especial dedicado às diretoras de fotografia

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a MUBI apresenta o especial Comandando a Cena: Diretoras de Fotografia, que destaca o trabalho artístico e técnico das mulheres que atuam atrás das câmeras. Composta por 13 títulos, a coleção presta uma homenagem às cinematógrafas que emprestaram seu poderoso olhar a alguns dos filmes mais amados e aclamados da história do cinema. De Agnès Godard, passando pela chinesa Rain Li até Caroline Champetier, a programação exalta as mulheres que, contra todas as probabilidades, deixaram sua marca na telona.

Desde o início da história do cinema, as cineastas mulheres desempenham um papel fundamental na formação de sua linguagem visual. De grandes épicos a dramas íntimos, projetos de estúdio ou experimentos vanguardistas, seu impacto na sétima arte se estende por distintos países e épocas. Ao mesmo tempo, suas enormes contribuições ainda passam despercebidas em comparação às de seus pares masculinos. Ainda que as mulheres tenham ganhado mais visibilidade dentro da indústria nos últimos anos, a cinematografia continua no último lugar em representatividade feminina.

Em seu relatório sobre os 250 filmes de maior bilheteria nos Estados Unidos em 2022, a Celluloid Ceiling (que acompanha as estatísticas sobre o trabalho das mulheres em Hollywood) informou que somente 7% desses longas-metragens contavam com diretoras de fotografia – um aumento de apenas 3% desde 1998. Quanto ao Oscar, só duas mulheres foram indicadas à melhor fotografia em seus 96 anos de história. Dos estereótipos sexistas à escassez de recursos, as diretoras de fotografia enfrentam numerosos e sistemáticos desafios.



Além dos já disponíveis “The Falling” (Agnès Godard), “Sobre Café e Cigarros” (Ellen Kuras), “Great Freedom” (Crystel Fournier), “Paranoid Park” (Rain Li), “Holy Motors” (Caroline Champetier), “Babysitter” (Josée Deshaies), “Corpo Celeste” (Hèlène Louvart), “Passagens” (Josée Deshaies) e “Annette” (Caroline Champetier), mais quatro filmes chegam ao especial Comandando a Cena: Diretoras de Fotografia neste 8 de março:

  • “As Maravilhas”, de Alice Rohrwacher, 2014 (Hèlène Louvart)
  • “A Madeline de Madeline”, de Josephine Decker, 2018 (Ashley Connor)
  • “Cameraperson”, de Kirsten Johnson, 2016 (Kirsten Johnson)
  • “Sonata de Tóquio”, de Kiyoshi Kurosawa, 2008 (Akiko Ashizawa)

Texto produzido pela assessoria de imprensa da MUBI.