A Rede Minas estreia nesta quinta-feira, 25 de junho, a 12ª temporada do programa Cinematógrafo. Com o subtítulo “A Última Locadora do Mundo”, os episódios se dedicam a investigar a história e as vertentes do cinema de comédia. A atração vai ao ar às quintas-feiras, às 18h, na Rede Minas, com reapresentação aos sábados, às 20h.
A temporada se estrutura em 13 episódios para analisar o papel do riso na sociedade e no cinema. O roteiro mantém os quadros do formato, como o DROPS, voltado para curiosidades, o Ponto de Vista, focado em críticas, e os Extras, espaço para entrevistas e depoimentos de profissionais da área.
O episódio de abertura, intitulado “Humor é Coisa Séria”, discute o riso como mecanismo de sobrevivência e de crítica. A partir desta introdução, o programa viaja pelas origens da comédia, partindo do início do século XX com os movimentos e acrobacias de realizadores como Charlie Chaplin e Buster Keaton.

A evolução do gênero ganha episódios sobre a screwball comedy das décadas de 1930 e 1940, que colocou mulheres como força de ação em Hollywood, e sobre o papel das paródias na desconstrução de narrativas. O panorama cobre as produções dos Estados Unidos entre as décadas de 1970 e 1990, citando a atuação de Jim Carrey, Robin Williams e Eddie Murphy. O humor feito na Inglaterra também recebe atenção, com menções a Monty Python, Mr. Bean e ao diretor Edgar Wright.
A comédia do Brasil ganha espaço com um mapeamento que resgata o ciclo da Atlântida, o grupo Os Trapalhões, Chico Anysio e Paulo Gustavo. O programa cita a mistura de riso e comentários sobre a realidade do país em filmes como “Saneamento Básico – O Filme”. Outras frentes da temporada englobam o mockumentary, o estilo que une drama e comédia, as narrativas sobre a juventude e as obras de diretores que produzem com autonomia de orçamento, encerrando o ciclo com o impacto dos memes e da internet na velocidade do timing cômico.
A equipe do programa Cinematógrafo traz a apresentação de Fernando Tibúrcio e a direção de Johanes Junqueira. Os roteiros e as pesquisas são de autoria de Natália Carvalho, com assistência na produção de Gabriel Pina. A concepção dos blocos ficou a cargo de Jéssica Cerveira, que contou com a consultoria de Ana Lúcia Andrade, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A Rede Minas está no ar no canal 9 (Grande BH); Claro TV HD (Net) 520; Vivo 508; OI TV 09 (Grande BH) e através do satélite StarOne D2 para a América Latina. A programação também pode ser acompanha pelo site redeminas.tv e na plataforma de streaming Minasplay.

