Passageiros

“Passageiros” é a história de um avião que sofre uma queda da qual somente cinco passageiros saem com vida. Depois do acidente, uma psicóloga, Claire Summers (Anne Hathaway), é contratada para tratar os traumas causados pelo acidente nos sobreviventes. Ao longo das consultas seus pacientes vão sumindo, um de cada vez. Além disso, um funcionário da empresa aeronáutica alega que o acidente foi causado por uma falha do piloto, enquanto alguns sobreviventes afirmam ter visto uma explosão a bordo. Todos esses acontecimentos levam Claire a acreditar que a empresa tem ligação com os desaparecimentos.

Claire, por sinal, se envolve com um de seus pacientes, Eric (Patrick Wilson). A psicóloga não se mostra capaz de disfarçar seus problemas pessoais diante dele e é mais “analisada” por ele do que o contrário – além de ter seu comportamento pessoal influenciado pelas conversas dos dois (são conversas porque ele se nega a ser um paciente). A moça é PHD em psicologia com muito estudo e pouca prática na bagagem. O que acaba por dificultar que Hathaway convença no papel. Sua “carinha de menina” contribui para isso. Mas sua atuação é aceitável, embora ruim se comparada a “O Casamento de Rachel”.



Em alguns momentos pode até parecer, mas não se engane: não tem nada de “Premonição” em “Passageiros”. Pelo contrário, o filme até chega a lembrar outros longas de suspense (não vou citá-los aqui para que ninguém me acuse de “contar” o final), mas todos eles com qualidade superior.

Com direção de Rodrigo García, filho do famoso escritor Gabriel García Márquez, “Passageiros” não emplacou nas telas de cinema dos EUA e não está se saindo bem aqui também. O roteiro de Ronnie Christensen é leve e em alguns momentos exagera ao simplificar demais – algumas questões não são bem esclarecidas. Mas é um filme envolvente e que conta com um final que o desvia do curso que parecia que iria tomar, podendo tanto agradar quanto decepcionar. Algumas pistas desconectadas são espalhadas ao longo do longa, levando ao desfecho – mais improvável do que original.

nota: 6/10 — vale o ingresso

Passageiros (Passengers, 2008, EUA/Canadá)
direção: Rodrigo García; roteiro: Ronnie Christensen; fotografia: Igor Jadue-Lillo; montagem: Thom Noble; música: Ed Shearmur; produção: Joseph Drake, Nathan Kahane, Julie Lynn, Judd Payne, Matthew Rhodes, Keri Selig; com: Anne Hathaway, Patrick Wilson, Andre Braugher, Dianne Wiest, David Morse, William B. Davis, Ryan Robbins, Clea DuVall; estúdio: Persistent Entertainment, Senator International; distribuição: Imagem Filmes. 93 min