Filme mineiro no Festival de Berlim

O longa-metragem “Os Residentes”, do mineiro Tiago Mata Machado (“O Quadrado de Joana”), foi selecionado para o Fórum Berlinale, tradicional seção do Festival de Berlim dedicada a trabalhos de novos cineastas. O filme, premiado em Brasília no ano passado (Atriz, Atriz Coadjuvante, Fotografia e Trilha Sonora) será exibido nos dias 16, 17 e 19 de fevereiro, depois de passar pela 14ª Mostra de Tiradentes.
Confira o release com mais informações:

Os Residentes, do mineiro Tiago Mata Machado, vai participar do Festival de Berlim. O filme, que será exibido também no Festival de Tiradentes, foi vencedor de quatro categorias (atriz, fotografia, trilha sonora e atriz coadjuvante) no 43º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, realizado em novembro de 2010.
Em uma casa abandonada, Os Residentes instauram uma nova zona autônoma temporária. Jura e o filho alojam-se na cozinha, Matheus e Ava enfurnam-se num quarto, Dimas marca seu território pelas paredes da casa. Logo, eles receberão novos hóspedes: um velho militante neoísta, um auto-exilado e uma artista plástica de renome, aparentemente sequestrada. As ambiências lúdicas que o grupo cria dentro da casa começam repentinamente a se proliferar pelas ruas da cidade.
direção: Tiago Mata Machado
ficção, cor, 35mm, 120min, MG, 2010
elenco: Melissa Dullius, Gustavo Jahn, Jeane Doucas, Simone Sales de Alcântara, Dellani Lima, Roberto de Oliveira, Geraldo Peninha, Cassiel Rodrigues e Paulo César Bicalho
produção executiva: João Dumans e Tiago Mata Machado
roteiro: Tiago Mata Machado, Cinthia Marcelle e Emílio Maciel
fotografia: Aloysio Raulino
montagem: Joacélio Baptista e Tiago Mata Machado
som: Bruno Vasconcelos e Pedro Aspahan
direção de arte, cenografia e figurino: Cinthia Marcelle
trilha sonora e música original: André Wakko, Juan Rojo, David Lansky e Vanessa Michellis
Tiago Mata Machado
Tiago Mata Machado é Mestre em Multimeios pela Unicamp. Atuou como crítico de cinema na Folha de São Paulo, no jornal Hoje em Dia, de BH, e nos programas de TV Agenda e Cinemagazine, da Rede Minas de Televisão. Trabalhou como júri de festivais de cinema (1º CineEsquemaNovo, 6º Festival Internacional de Curtas-Metragens de Belo Horizonte), participou de inúmeras comissões de seleção (dentre elas, a Comissão de Seleção de Novas Mídias Digitais do Programa Petrobras Cultural/2005), e atualmente é curador (mostra Vanguardas/Neovanguardas, no 11º Festival Internacional de Curtas BH/2009. Como diretor, realizou os curtas-metragens Auto da Ilusão e Curra Urbana, além de roteirizar e dirigir outras obras como Experimental Galpão e Festa no Horizonte. Sua estreia em longa-metragem se deu em 2006, com O Quadrado de Joana, lançado no 10º Festival de Cinema de Tiradentes e exibido em vários festivais e mostras de cinema em Minas Gerais e no Brasil. Seu segundo longa-metragem, Os Residentes, premiado na Terceira Edição do Filme em Minas (edital de estímulo a produção audiovisual, do Governo do Estado de Minas Gerais), foi finalizado em setembro de 2010.