Guia de Festivais de Cinema e Vídeo 2011 lançado em Tiradentes

Fonte de pesquisa espetacular não apenas para produtores, programadores e realizadores de audiovisual do Brasil, mas também para o cinéfilo que gosta de se inteirar sobre o mercado cinematográfico, o Guia Kinoforum de Festivais de Cinema e Vídeo teve sua edição 2011 lançada hoje na 14ª Mostra de Cinema de Tiradentes.

Com o Guia é possível pesquisar informações sobre festivais no mundo inteiro, além de dados de filmes nacionais exibidos no circuito de fesivais e, ainda, saber sobre cursos de formação em cinema. Quem não encontrar a versão impressa, distribuída gratuitamente, pode sempre recorrer à versão digital, no site do Guia.



Segue o release completo:

A 13ª Edição do Guia Kinoforum de Festivais de Cinema e Vídeo será lançado em primeira mão na Mostra de Cinema de Tiradentes de 21 a 29 de Janeiro

Evento de lançamento acontece dia 25/01 e contará com a presença da Coordenadora de Projetos da Kinoforum Zita Carvalhosa

A Associação Cultural Kinoforum, entidade que realiza anualmente em São Paulo o maior Festival de Curtas-Metragens de toda a América Latina, também é responsável pela edição do Guia Kinoforum de Festivais de Cinema e Vídeo, referência para produtores, programadores e realizadores de audiovisual do Brasil. Sua 13ª edição apresenta informações sobre os principais festivais do Brasil e do mundo, produção audiovisual de longas, médias e curtas-metragens; mercado de exibição com visão de estreias e desempenho de bilheterias no mercado comercial e de festivais; aponta os mecanismos de fomento com dados de editais e leis regionais de todo o país e também sobre instituições que oferecem formação superior.

O Guia cumpre mais uma vez a sua missão, de concentrar todas as informações fundamentais para quem produz, trabalha, estuda, realiza e é engajado com a questão do audiovisual no Brasil, objetivando oferecer um mapeamento seguro do que está acontecendo nesse segmento para que produtores, realizadores e programadores possam plantar a partir do Guia e colher muitos frutos graças a ele. “Temos visto uma produção nacional importante e esse material precisa circular. Tanto nos festivais como nas salas de cinema. É o que nos estimula a cada ano manter o projeto do Guia. Tem muita coisa boa acontecendo por aí, e é isso que estamos contando para as pessoas a cada edição”, explica Zita Carvalhosa, produtora executiva do projeto.

O Guia Kinoforum de Festivais de Cinema e Vídeo é distribuído gratuitamente para um mailing específico de festivais, produtores, exibidores e principais instituições ligadas ao cinema. Neste ano, aproveitando a Mostra de Cinema de Tiradentes de Minas Gerais, a Kinoforum lançará a nova edição do Guia que estará disponível na internet www.kinoforum.org/guia, no facebook Guia Kinoforum e nas melhores livrarias do ramo.

13º GUIA KINOFORUM DE FESTIVAIS DE CINEMA E VÍDEO
Formato: 14 x 25 cm
Impressão: 1 x 1 cor
Papel: Couché 115g (miolo), Couché 240g 4 x 0 (capa)
Páginas: 208 páginas
Impressão: 2 mil exemplares

*A Associação Cultural Kinoforum é uma entidade sem fins lucrativos, que desenvolve atividades e projetos ligados ao setor audiovisual como o Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, as Oficinas Kinoforum e o kinolounge. A Kinoforum é Ponto de Cultura, edita o Guia de Festivais e mantém o site KinoOikos visando a promoção e democratização de projetos audiovisuais. Recebeu o Prêmio Governador do Estado na Categoria Difusão Cultural.