Parabólica: O futuro do 3D, viagem no tempo com os Beatles, Lincoln caçador de vampiros, a nacionalidade do "Lixo" e dicas de compras geeks

Discussões sobre o futuro do 3D abundaram esta semana. No Scanners, Jim Emerson retoma a discussão entre Walter Murch e Roger Ebert sobre as razões técnicas que interferem na popularização do formato (óculos incômodos, dores de cabeça e ingressos mais caros). Depois de muitas idas e voltas no tema, ele termina com a frase: “Acho o 3D mais interessante de se escrever e pensar a respeito do que ver de fato.”

No blog de David Bordwell, é Kristin Thompson quem toma as rédeas da discussão, dividida em duas partes. O ponto de partida são as conversões de filmes 2D em 3D. E ela ainda nos lembra que a Academia ainda não decidiu premiar ninguém pela tecnologia em sua premiação científica e técnica.



Já no Blog do Bonequinho, Tom Leão defende a volta do “3D divertido”, com truques baratos e coisas sendo “jogadas” na cara do público.

Mudando de assunto, Mark Water, diretor de “Meninas Malvadas” e “As Crônicas de Spiderwick”, deve dirigir uma comédia de viagem no tempo sobre os Beatles. Na história, dois fãs do quarteto tentam impedir que John Lennon conheça e se apaixone por Yoko Ono.

Benjamin Walker, de “Kinsey” e “A Conquista da Honra”, será o protagonista do novo filme do cineasta russo Timur Bekmambetov (“Guardiões da Noite”, “O Procurado”) em Hollywood: “Abraham Lincoln: Vampire Hunter”. É, os sugadores de sangue de novo. Como é de se imaginar, o filme traçará uma linha paralela à história dos Estados Unidos, ligando os vampiros à Guerra Civil. Filme deve ser lançado em junho de 2012, com produção de Tim Burton. Mais informações.

Luiz Zanin conversou com o co-diretor de “Lixo Extraordinário“, João Jardim, a respeito da nacionalidade do documentário indicado ao Oscar. “A Lucy Walker veio ao Brasil e iniciou o trabalho no Jardim Gramacho. Ela ficou apenas dez dias e teve de ir embora para tocar outro projeto dela. Então eu assumi as filmagens e realizei cerca de 60% das cenas que são vistas na tela.” Ouch. Mais aqui.

Para finalizar, algumas dicas de produtos da loja favorita dos geeks, a Think Geek.

Carteiras Star Wars.

Decalques da Capcom para a parede do quarto ou da sala.

Canecão Hobbit para tomar aquele suco de cevada nesse calor.