Fluxus 2011 recebe inscrições até o final do mês

A edição deste ano do festival Fluxus, voltado para curtas e projetos de filme-instalação, está recebendo inscrições até 28 de fevereiro. Os curtas selecionados serão exibidos em mostra competitiva na internet, enquanto os projetos farão parte de uma exposição prevista para acontecer em maio em São Paulo e Belo Horizonte. Os pré-requisitos e outros detalhes você confere no release, logo abaixo. As inscrições são gratuitas. Se você se qualifica, não deixe de participar.

FLUXUS 2011

Inscreva seu filme, apresente seu projeto de filme-instalação: Fluxus 2011 recebe inscrições até 28 de fevereiro www.fluxusfestival.com

Cinema na internet, no Museu, na Galeria: propor espaços expandidos para a exibição do audiovisual é o conceito do Fluxus 2011. Até o dia 28 de fevereiro, o Fluxus recebe inscrições para a sua oitava edição que traz a novidade de aceitar também projetos de filme-instalação, além da inscrição de filmes curtos. Patrocinado pela Petrobras, o Fluxus irá acontecer simultâneamente na internet e num espaço expositivo – como no ano passado que o festival realizou uma exposição no Museu da Imagem e do Som de São Paulo – prevista para acontecer em maio em São Paulo e Belo Horizonte.

O festival recebe inscrição para duas modalidades de trabalhos:

Para filmes que serão exibidos no site www.fluxusfestival.com e estarão na competitiva:
> Duração mínima de 3 minutos e máxima de 25 minutos.
> Para as animações não há limite mínimo de duração, podendo ter o limite máximo de até 25 minutos.
> Produzidos em 2010/2011.
> Qualquer gênero: ficção, documentários, experimentais, animações e vídeo-arte; e com qualquer tema.

Para projetos de filme-instalação que farão parte da Exposição Fluxus 2011:
> Serão aceitos projetos, inéditos ou não, que tenham como foco
> principal a exibição do filme ou vídeo ou experimentação audiovisual (imagem em movimento e/ou sonora) num espaço físico (instalação). Os trabalhos inscritos devem buscar novos modos de construção narrativa e/ou novos modos de exibição não convencionais para trabalhos audiovisuais de caráter autoral e artístico, prevalecendo a justificativa da intenção estética do artista para que a exibição se dê num espaço de uma galeria ou museu.
> O foco desta categoria tem a intenção de priorizar o espaço expandido do filme para além do clássico espaço de exibição da sala escura.
> O festival ficará responsável apenas pela montagem do filme-instalação dos projetos selecionados. Não cobrirá custos de produção das obras audiovisuais inseridas na instalação que já deverão estar desenvolvidas pelo artista.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no site do festival – www.fluxusfestival.com – ou no site Short Film Depot (sistema internacional de inscrição de filmes em festivais, dedicado ao formato curto, e que tem versão em português) em www.shortfilmdepot.com (a partir da próxima sexta, dia 28). O realizador poderá escolher entre enviar uma cópia do filme em DVD/CD pelo correio ou enviar o arquivo pela internet. Veja todo o regulamento no site do festival.

O Fluxus 2011 – Festival Internacional de Cinema na Internet é apresentado pela Petrobras e realizado pela produtora Zeta Filmes.

Outras informações

www.fluxusfestival.com