#DicaCinéfila na 12ª CineOP – dia 24/06

Podem as imagens matar ou salvar? Esta instigante questão move as discussões do seminário que abre a tarde de sábado na 12ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto. O debate integra a temática Educação e procurará responder perguntas como: “O que podem as imagens ao afetar o real?” “Quais são seus poderes para matar, salvar, educar, transformar?” O antropólogo Ernesto de Carvalho, codiretor de “Martírio”, é um dos debatedores da mesa.

Na temática Preservação, duas discussões marcam a pauta do dia: uma sobre deterioração e obsolescência de conteúdo originado digitalmente ou de conteúdo digitalizado; e a outra sobre valorização das coleções e documentação correlata, como notas de produção, storyboards, roteiros, releases de imprensa, entrevistas, fotografias, cartazes etc.



Filmes

A sessão de curtas da Mostra Histórica apresenta, no Cine Vila Rica, três filmes dirigidos por mulheres: “A Entrevista“, de Helena Solberg, “Mulheres da Boca“, de Cida Aidar e Inês Castilho, e “Rosa e Rosa“, de Rosa Maria Antuña.

Logo depois, a mesma tela é ocupada por curta e médias dirigidos por cineastas indígenas: “Já me Transformei em Imagem“, de Zezinho Yube, “Nora Malcriada“, de Elisangela Fontes Olimpio, “Konãgxeka: o Dilúvio Maxakali“, de Charles Bicalho e Isael Maxacali, e “Mbya Mirim“, de Ariel Duarte Ortega e Patrícia Ferreira (Keretxu).

Fechando a noite, dois documentários biográficos que trazem a Ouro Preto dois gigantes da história do cinema brasileiro: no Cine na Praça, “Pitanga“, de Camila Pitanga e Beto Brant, sobre a vida e a obra do ator Antônio Pitanga (que participa no domingo de roda de conversa com o público); e no Cine Vila Rica, “Rosemberg – Cinema, Colagem e Afetos“, de Cavi Borges e Christian Caselli, sobre o cineasta Luiz Rosemberg Filho (que também vem a Ouro Preto para participar dos seminários).

Confira aqui a programação completa do dia, que conta ainda com o tradicional Cortejo da Arte e, claro, mais shows no Cine Lounge Show.