Glauce Rocha em cena do longa "É um Caso de Polícia!" (1959), de Carla Civelli.

#DicaCinéfila na 12ª CineOP – dia 25/06

Glauce Rocha em cena do longa “É um Caso de Polícia!” (1959), de Carla Civelli.

Reunindo a três temáticas (Histórica, Preservação e Educação) da CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, a principal mesa do dia, na programação de seminários, é “O passado e o presente: uma perspectiva histórica e política do olhar“. A discussão propõe “pensar o modo como as imagens do passado podem viver, circular e serem compreendidas nos tempos atuais”. Hernani Heffner, um dos mais importantes pesquisadores e preservadores do cinema brasileiro, atual curador adjunto da Cinemateca do MAM (Museu de Arte Moderna) do Rio de Janeiro, estará no debate, que tem mediação de Lila Foster, curadora da CineOP.

Dando sequência às discussões sobre o cinema indígena, a mesa “A educação em tempos de produção de imagens ameríndias” busca refletir sobre a contribuição da Educação e do audiovisual na defesa das culturas e dos direitos dos povos indígenas, como estratégia de conscientização e reconhecimento.

Já a mesa “Mudanças tecnológicas, oportunidade e desafios” joga luz sobre a experiência latino-americana na preservação audiovisual, “da digitalização à disponibilização online de filmes e outros documentos, da restauração à programação de salas ou ainda na abertura para pesquisadores e estudantes dos acervos e coleções”. Participam representantes da Cineteca Nacional do México, do Museo del Cine Pablo Ducros Hicken, na Argentina, e da Cineteca Universidad de Chile.



Filmes

Dois longas em destaque neste domingo: “A Primeira Missa ou Tristes Tropeços, Enganos e Urucum” (2014), de Ana Carolina, que, apesar de ser o mais recente trabalho dessa grande realizadora brasileira, passou batido nos cinemas; e “É um Caso de Polícia!” (1959), de Carla Civelli, descrito como “uma comédia dramática com viés de thriller“. Glauce Rocha é a protagonista.

As telas da CineOP ainda são ocupadas por vários curtas ao longo do dia, entre eles “Vendo/Ouvindo” (1972), a mais antiga animação existente da filmografia pernambucana; “Photo Assis: o clique único de Assis Horta“, documentário dirigido pelo grande cineasta e fotógrafo Jorge Bodanzky; e “Educação”, de Isaac Pipano e Cezar Migliorin, um “um mapa de uma disputa por corpos, verbas e formas de vida que acontece em torno da educação no Brasil“.

Confira aqui a programação completa do dia, que ainda conta com roda de conversa com o ator Antônio Pitanga e lançamento de livros.