"De Canção em Canção" (Song to Song, 2017) - Foto: Broad Green Pictures/Divulgação

Instrospecção sonora :: cinematório café #35

Nesta edição, nós discutimos dois filmes recém-lançados nos cinemas brasileiros e que têm em comum a instrospecção pela via da música. Em “De Canção em Canção” (Song to Song, Estados Unidos, 2017), de Terrence Malick, quatro personagens (vividos por Rooney Mara, Ryan Gosling, Michael Fassbender e Natalie Portman) tentam lidar com seus relacionamentos em meio à cena musical de Austin, no Texas. Em “Soundtrack” (Brasil, 2017), da dupla 300ml, um artista (papel de Selton Mello) viaja para o Ártico com o objetivo de criar uma exposição fotográfica que tem a música como base. Nas duas produções, por mais que  elas sejam sonora e esteticamente distintas uma da outra, os protagonistas empreendem jornadas de autodescoberta e os realizadores buscam compreender os conflitos íntimos de cada um.

Nosso podcast é compatível com apps com suporte a capítulos e exibição de imagens. Recomendamos o Overcast (iOS) e o Podcast Republic (Android).



Estamos também no YouTube | TuneIn | Stitcher

O cinematório café é um podcast produzido e apresentado por Renato Silveira Raquel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de temas relacionados ao cinema e às suas áreas correlatas, sempre em um clima de descontração, mas buscando, acima de tudo, reflexões sobre imagens que estão presentes no nosso dia a dia.

Hyperlinks deste episódio:

— Sobre “De Canção em Canção”:

  • Rara aparição pública de Terrence Malick para o lançamento do filme no festival South by Southwest, em março de 2017, ao lado de Michael Fassbender; debate mediado pelo cineasta Richard Linklater (sem legendas):

  • Featurette sobre a música do filme (sem legendas):

  • Bastidores das filmagens:

  • Malick e a sua Contemplação Filosófica, por Fernando Machado (Arte Cines):

— Sobre “Soundtrack”:

  • Hitchcock define o que é felicidade (trecho do programa da CBC “Telescope”, exibido originalmente em 1964; entrevista conduzida por Fletcher Markle – veja na íntegra):

  • Hitchcock explica o que é o Efeito Kuleshov:

 


 

Apoio:

Academia do Café  Coletivo Libertad