Paulo Autran em cena de "Terra em Transe" - Foto: Divulgação

EM FOCO: “Terra em Transe” (1967)

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Na quarta edição do podcast, nós celebramos os 50 anos do lançamento de “Terra em Transe” (Brasil, 1967), filme de Glauber Rocha, marco do Cinema Novo e um dos longas-metragens mais impactantes que o cinema brasileiro já produziu.



Incansavelmente atual, “Terra em Transe” se utiliza da alegoria para fazer o retrato de um país governado por políticos desonestos, onde o poeta Paulo (papel de Jardel Filho) se vê traído por falsas promessas e trai os seus próprios ideais. No elenco, também estão Glauce Rocha, Paulo Autran, José Lewgoy, Jofre Soares, Roberto Milani, Hugo Carvana e Danuza Leão.

Participam do programa: Renato Silveira, Raquel Gomes e Antônio Tinôco. 

Nosso convidado para o debate é Pedro Veras, pesquisador do cinema brasileiro, crítico e mestre em Comunicação Social pela UFMG.

O podcast também conta com uma entrevista especial com a professora Ivana Bentes (UFRJ), referência absoluta em pesquisa sobre o cinema brasileiro e a obra de Glauber Rocha.

Edição e mixagem de áudio: Eduardo Garcia.

No Em Foco, você ouve debates e análises de filmes, sejam eles clássicos, grandes sucessos de bilheteria e de crítica, produções que marcaram época ou que foram redescobertas com o passar dos anos, não importa o país de origem. Além disso, você revisita conosco a filmografia de cineastas que deixaram sua assinatura na história do cinema.

Links relacionados ao debate deste episódio:

“Apocalipse estético: Ameryka da fome, do sonho e do transe”, por Ivana Bentes (revista Cult)

“Terra de Fome e Sonho: o paraíso material de Glauber Rocha”, por Ivana Bentes

— Os 50 Anos de “Terra em Transe” (Nexo):

 

 

 

— Playlist com músicas da trilha sonora, usadas na exposição Cinema Novo, realizada pela Cinemateca Brasileira em 2015:

 


Apoio: