Os curtas-metragens dirigidos e codirigidos por Juliana Rojas são o assunto do nosso primeiro vídeo para o UYC — Universo dos YouTubers Cinematográficos, parceria de vários canais brasileiros sobre cinema do YouTube. Neste projeto, todos nós faremos, regularmente, um vídeo sobre um tema em comum. E aproveitando o Halloween, comemorado hoje, 31 de outubro, o primeiro tema é o cinema de horror. Veja todos os vídeos do grupo na playlist.
Como o cinematório ama cinema brasileiro, escolhemos falar, junto com a Stephania Amaral, sobre uma das nossas cineastas contemporâneas mais expressivas, especialmente para o gênero horror. Juliana Rojas tem vários trabalhos realizados no formato curta-metragem, que inclusive já foram premiados em festivais, assim como os longas. Em suas obras, o horror é incorporado ao cotidiano, trabalhado de uma forma autoral, precisa e sem clichês. Além disso, o espaço cinematográfico criado é rico em possibilidades de fruição e experiência.
Disponibilizamos, abaixo, a lista com os links para assistir a todos os curtas assinados por ela, em trabalho solo ou em ótima parceria com Marco Dutra e outros cineastas.
2013 “Desculpa, Dona Madama“ (Direção: Juliana Rojas, João Marcos de Almeida, Caetano Gotardo e Sergio Silva)
2013 “Márcia Barbosa em A Origem da Inspiração“ (Direção: Juliana Rojas – conteúdo parte da série “A Origem da Inspiração” produzida pela Petrobras)
2013 Trailer: “Nascemos Hoje, Quando o Céu Estava Carregado de Ferro e Veneno” (Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra – fragmento do filme “Desassossego”)
2012 “O Duplo“ (Direção: Juliana Rojas)
2011 “Pra Eu Dormir Tranquilo“ (Direção: Juliana Rojas)
2009 “As Sombras“ (Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra)
2008 “Vestida“ (Direção: Juliana Rojas)
2007 “Um Ramo“ (Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra)
2006 “A Criada da Condessa“ (Direção: Juliana Rojas)
2005 “Nenhuma Carta para o Senhor Fernando“ (Direção: Juliana Rojas)
2004 “O Lençol Branco“ (Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra)
2003 “Notívago“ (Direção: Juliana Rojas, Marco Dutra e Daniel Turini)
1999 “Dancing Queen“ (Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra)
1999 “Três Planos, Nove Planos“ (Direção: Juliana Rojas, Marco Dutra, Carla Adili)
Leia o artigo da Stephania sobre os curtas da Juliana.
Também recomendamos ouvir o Podcast do Feito por Elas sobre a cineasta.