Festival Guarnicê: 41ª edição começa com homenagem à Mulher no Cinema

41º Festival Guarnicê de Cinema
Abertura do 41º Festival Guarnicê de Cinema - Foto: Pedro Tobias/cinematório

por Pedro Tobias

Começou na noite desse sábado (09/06), no Teatro Arthur Azevedo, na cidade de São Luís (MA), o 41º Festival Guarnicê de Cinema. Este ano, o festival celebra a Mulher no Cinema, homenageando grandes mulheres do cinema nacional e realizadoras maranhenses de diferentes gerações.

41º Festival Guarnicê de Cinema
Abertura do 41º Festival Guarnicê de Cinema – Foto: Pedro Tobias/cinematório

A cerimônia contou com um show pocket da Companhia Encantar de Arte e Cultura, dando aos presentes (sobretudo aos visitantes), uma pequena mostra da cultura maranhense: do tambor de crioula ao bumba-meu-boi.



Durante a solenidade foram homenageadas a diretora Tata Amaral – premiada com trabalhos como “Um Céu de Estrelas” e “Antônia” – e maranhenses que marcaram gerações do cinema local, como a diretora Isa Albuquerque, a professora e realizadora Nerine Lobão, a cineasta Ione Coelho e a produtora Mavi Simão.

Para fechar a noite, ocorreu a pré-estreia nacional do filme “Alguma Coisa Assim”, de Esmir Filho e Mariana Bastos (leia a crítica).

Durante o Guarnicê, que vai até o dia 16 de junho, serão exibidas 38 obras divididas em duas Mostras Competitivas: a Nacional, com 6 longas e 18 curtas, e a Maranhense, com 14 filmes dentre longas e curtas.