Animação brasileira “Tito e os Pássaros” é pré-selecionada ao Oscar 2019

"Tito e os Pássaros" (2018) - Foto: Elo Company/Divulgação
"Tito e os Pássaros" (2018) - Foto: Elo Company/Divulgação

A animação brasileira “Tito e os Pássaros” é a única produção nacional pré-selecionada para disputar uma indicação ao Oscar da categoria em 2019. O longa está entre os 25 títulos inscritos e aprovados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, e aparece junto a superproduções como “Os Incríveis 2”, “Ilha dos Cachorros”, “Hotel Transilvânia 3” e “Homem-Aranha no Aranhaverso”.

Com direção de Gustavo Steinberg, André Catoto e Gabriel Bitar, ‘’Tito e os Pássaros’’ conta a história de um menino que se lança na missão de salvar o mundo de uma epidemia incomum: as pessoas ficam doentes ao sentirem medo.

O filme tem trilha sonora assinada por Ruben Feffer e Gustavo Kurlat, do estúdio Ultrassom. A animação teve sua primeira exibição no Anima Mundi, em julho deste ano, onde recebeu o prêmio de melhor longa infantil. ‘’Tito e os Pássaros’’ foi selecionado também para a mostra competitiva de Annecy, considerado o mais importante festival de animação do mundo. O lançamento nos cinemas brasileiros está previsto para o primeiro semestre de 2019.



O Brasil concorreu ao Oscar de Melhor Animação em 2016 com “O Menino e o Mundo”, de Alê Abreu. Foi a primeira vez que um longa nacional disputou a estatueta da categoria. O filme já havia vencido o Festival de Annecy e o Annie Awards (Melhor Animação Independente).

As indicações à 91ª edição do Oscar serão anunciadas em 22 de janeiro. A cerimônia de premiação acontece em 24 de fevereiro.

Confira abaixo a lista completa das 25 animações habilitadas para concorrer:

“Ana y Bruno”
“Fireworks”
“Gnomeu e Julieta: O Mistério do Jardim”
“O Grinch”
“Have a Nice Day”
“Homem-Aranha no Aranhaverso”
“O Homem das Cavernas”
“Hotel Transilvânia 3”
“Ilha dos Cachorros”
“Os Incríveis 2”
“Os Jovens Titãs em Ação! Nos Cinemas”
“The Laws of the Universe – Part I”
“Liz and the Blue Bird”
“Lu over the Wall”
“MFKZ”
“Maquia: When the Promised Flower Blooms”
“Mirai”
“The Night Is Short, Walk on Girl”
“On Happiness Road”
“PéPequeno”
“Ruben Brandt, Collector”
“Sgt. Stubby: An American Hero”
“Tall Tales”
“Tito e os Pássaros”
“Wifi Ralph: Quebrando a Internet”