Festival Cinefantasy cria troféu em homenagem a José Mojica Marins, o Zé do Caixão

O Cinefantasy – Festival Internacional de Cinema Fantástico chega à sua 9ª edição este ano e presta homenagem ao maior ícone do cinema de horror do Brasil, José Mojica Marins, o Zé do Caixão. Para isso foi criado o Troféu José Mojica Marins, que será entregue aos vencedores em todas as categorias.

Troféu José Mojica Marins, do 9º Cinefantasy - Foto: Divulgação
Troféu José Mojica Marins, do 9º Cinefantasy – Foto: Divulgação

“Mojica é um ícone do cinema, aclamado mundialmente. O Cinefantasy reconhece que foi ele e sua obra que trouxeram à luz para o grande público o gênero fantástico. O Brasil deve valorizar artistas e criadores em vida. A homenagem é um brinde que faremos com ele”, celebra Eduardo Santana, curador do festival.

O Cinefantasy acontece na capital paulista, de 3 a 8 de setembro, e se divide em duas sessões competitivas:



– Longas-metragens, com filmes produzidos nos últimos 36 meses, inéditos em festivais realizados no município de São Paulo, captados em qualquer formato.

– Curtas-metragens, com filmes produzidos nos últimos 36 meses, com duração de até 15 minutos, inéditos em festivais realizados no município de São Paulo, captados em qualquer formato, nas seguintes categorias: Animação, Fantasia, Ficção Científica, Horror, Espanha Fantástica, Amador e Estudante.

Mostras paralelas

9º Cinefantasy - Foto: Divulgação
9º Cinefantasy – Foto: Divulgação

A Mostra Mulheres Fantásticas, criada em 2018, que premiou curtas-metragens dirigidos por mulheres, continua na programação. A curadoria este ano é assinada por Mônica Trigo, que observa: “É fundamental fortalecer a presença de mulheres na direção de obras cinematográficas. Um festival de cinema é a vitrine de várias produções, ampliando o empoderamento e o alcance do olhar e das narrativas  femininas”.

A novidade da 9ª edição do Cinefantasy é a Mostra Fantástica Diversidade, para filmes fantásticos LGBTQ+, tendo como curador o diretor taiwanês Hsu Chien.

O Cinefantasy premiará a produção de curta-metragem brasileira com o Prêmio Especial Brasil Fantástico, oferecendo serviços de pós-produção para a próxima obra.

As inscrições estão abertas e os interessados poderão enviar o material até 14 de maio. O regulamento completo está disponível no site oficial.

Com informações da assessoria de imprensa do festival.