Coletivo Manas realiza exibição gratuita de “Meu Nome é Jacque”

ATUALIZAÇÃO: A sessão foi cancelada. Entenda o motivo nesta postagem do Coletivo Manas.

Após percorrer escolas da rede pública de ensino no município de Niterói com o projeto Circuito de Cineclube Cine&Manas, o Coletivo Manas realiza nesta sexta-feira, dia 24 de maio, às 18h, uma sessão aberta à comunidade com a exibição do longa “Meu Nome é Jacque”, de Angela Zoé (“Henfill”). O evento acontece na Plataforma Urbana Digital da Engenhoca, também em Niterói, Rio de Janeiro.



O filme apresenta a história de vida de Jacqueline Rocha Cortês e seu caminho percorrido rumo à sua identificação como mulher trans e à descoberta, em 1994, de que vivia com HIV. Militante pelos Direitos Humanos e ativista a favor da causa das pessoas que vivem com HIV e Aids, Jacque – como é conhecida pelos mais próximos – já foi, entre outras coisas, professora de inglês e funcionária do Ministério da Saúde e do escritório do UNAIDS no Brasil.

Meu Nome é Jacque – Divulgação – Coprodução Globo Filmes/Documenta Filmes/GloboNews

O coletivo

Com propostas e projetos culturais que debatem as possibilidades do que é ser feminino, o Coletivo Manas, criado em 2017, surgiu do desejo de compartilhar histórias sobre mulheres. Idealizado pelas produtoras culturais Carolina Rodriguez e Helena Claro, em 2019, com apoio da Prefeitura do Município de Niterói, o projeto Circuito de Cineclubes Cine&Manas leva sessões seguidas de debate a escolas e instituições da rede pública de ensino da região e traz como principal temática o protagonismo feminino e suas representações no audiovisual nacional.

Coletivo Manas – Foto de Amanda Nakao

Sempre privilegiando produtoras, diretoras e personagens mulheres cis e trans, as sessões do cineclube itinerante discutem questões sobre identidade, igualdade de gênero, corpo e sustentabilidade feminina. As conversas são conduzidas por membros do coletivo e contam com a participação de diretoras, integrantes da produção do filme e pesquisadoras/agentes ligadas à temática tratada.

Com uma curadoria de temas atuais, ao longo dos últimos anos já passaram pela programação do cineclube os filmes: “Tia Ciata”, de Raquel Beatriz e Mariana Campos, “Meu Corpo é Político”, de Alice Riff, “As Minas do Rap”, de Juliana Vicente, “Cabelo Bom”, de Swahili Vidal e Claudia Alves, “Gorda”, de Luiza Junqueira e “Sou Feia Mas Tô na Moda”, de Denise Garcia.

SERVIÇO
CIRCUITO DE CINECLUBES CINE&MANAS 2019
Sessão aberta: “Meu nome é Jacque”, de Angela Zoé.
Dia 24 de maio, às 18h
Local: Plataforma Urbana Digital da Engenhoca – R. Ver. José Vicente Sobrinho – Engenhoca, Niterói – RJ
Mais informações no Facebook: manascoletivo e no Instagram: coletivomanass