Primeiro livro brasileiro sobre o cineasta Béla Tarr é lançado em Belo Horizonte

Béla Tarr - Foto: Divulgação
Béla Tarr - Foto: Divulgação

A pesquisadora mineira e profissional de cinema Lídia Mello lança “Do cinema de Béla Tarr”, nesta terça-feira, 14 de maio, na Livraria Ouvidor, em Belo Horizonte. É o primeiro livro escrito e publicado no Brasil sobre a obra cinematográfica e a trajetória do contemporâneo e premiado cineasta húngaro, autor de filmes como “O Cavalo de Turim”, “O Homem de Londres”, “Satantango” e “Condenação”.

Livro "Do Cinema de Béla Tarr", de Lídia Mello - Foto: Editora Ramalhete/DivulgaçãoA autora realizou profunda pesquisa de campo na Hungria, visitou e fotografou as locações originais dos filmes e entrevistou o diretor e sua equipe. Todo esse material inédito está presente no livro. A obra é fruto do Doutorado em Artes/Cinema realizado por Lídia Mello na Escola de Belas Artes da UFMG, sob orientação da Professora Doutora Ana Lúcia Andrade e coorientação do Professor Doutor Jorge Vasconcellos, da Universidade Federal Fluminense.

Béla Tarr roteirizou e dirigiu de 1971 a 2011, oito filmes curtas-metragens (amadores e profissionais) e 10 longas, reconhecidos e premiados internacionalmente. Sua filmografia tem como temática central a vida cotidiana de pessoas socialmente desfavorecidas. São filmes ficcionais esteticamente primorosos, com coreográficos e longos planos-sequências, dramas filmados em película 35mm, em sua maioria em preto-e-branco e em pequenos vilarejos húngaros. As obras apresentam a essência deste país da Europa Central, que atravessou ao longo de sua história falsas promessas de governantes, e cujo atual Primeiro Ministro é de extrema-direita. Por questões pessoais em 2011, o realizador anunciou que não realizará mais longas-metragens.



Além de Doutora em Artes/Cinema, Lídia Mello possui Mestrado em Letras pela UFRGS, Especialização em Cinema pela UNISINOS/RS e Graduação em Comunicação pela PUC Minas. Atua em diversas funções no cinema, como realizadora, roteirista, curadora, júri, pesquisadora e crítica de cinema, dentre outras. “Do cinema de Béla Tarr” é seu primeiro livro.

Serviço:
Lançamento do livro: “Do cinema de Béla Tarr”, de Lídia Mello
Editora: Ramalhete – 340 páginas – R$ 65,00
Onde: Livraria Ouvidor, Rua Fernandes Tourinho, 253 – Savassi, Belo Horizonte – (31) 3221-7473.
Quando: 14 de maio de 2019, terça-feira.
Horário: Das 18h30 as 20h30.