Definida comissão que escolherá representante do Brasil no Oscar 2020

Oscar - Foto: Divulgação - © A.M.P.A.S.
Foto: Divulgação

A Academia Brasileira de Cinema definiu os nomes da comissão responsável por escolher o longa nacional que disputará uma vaga para concorrer ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2020. Entre os nove integrantes da Comissão Especial de Seleção, destaque para a diretora Anna Muylaert, de “Que Horas Ela Volta”, e o renomado diretor de fotografia Walter Carvalho (“Central do Brasil”, “Lavoura Arcaica”, entre outros).

Também estão na equipe os diretores Zelito Viana (“Morte e Vida Severina”) e David Shürmann (“Pequeno Segredo”); as produtoras Sara Silveira (“Cinema, Aspirinas e Urubus”, entre outros sucessos) e Vânia Catani (“O Filme da Minha Vida”, “O Palhaço”, entre outros); o roteirista Mikael de Albuquerque (“A Glória e a Graça”); além do crítico e curador Amir Labaki, do festival É Tudo Verdade, e a diretora do Festival do Rio, Ilda Santiago.

A comissão tem ainda como suplentes o distribuidor e produtor Marcio Fraccaroli (“O Doutrinador”) e a documentarista e produtora Adriana Dutra (“Quanto Tempo o Tempo Tem”).



O anúncio do filme escolhido deverá ser feito em setembro. No ano passado, o longa escolhido foi “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, que não conseguiu a indicação. A última vez que um filme brasileiro concorreu à estatueta de Melhor Filme Estrangeiro foi em 1999, com “Central do Brasil”. Na ocasião, o vencedor foi o italiano “A Vida é Bela”.

O Oscar 2020 acontece em 9 de fevereiro.