“Diz a Ela que Me Viu Chorar” vence o 8º Olhar de Cinema

"Diz a ela que me viu Chorar" (2019) - Foto: Divulgação

Aconteceu na noite dessa quarta-feira, 12 de junho, a cerimônia de premiação do 8º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. O júri da Mostra Competitiva, composto pela programadora brasileira Flávia Cândida, a cineasta portuguesa Rita Azevedo Gomes e crítico e curador cubano Alberto Ramos, elegeu o longa-metragem brasileiro “Diz a Ela que Me Viu Chorar”, de Maíra Bühler, como o melhor filme desta edição. O filme francês “Seguir Filmando”, de Saeed Al Batal e Ghiath Ayoub, recebeu o prêmio de Contribuição Artística. O longa-metragem brasileiro “Chão”, de Camila Freitas recebeu o prêmio especial do júri e também foi escolhido como melhor filme pelo público do festival.

Na Mostra Competitiva de Curta-metragens, o vencedor do Prêmio Olhar foi “Aziza”, de Soudade Kaadan. O média brasileiro “Sete Anos em Maio”, de Affonso Uchôa recebeu uma menção honrosa.



O Olhar de Cinema também premia o melhor longa-metragem brasileiro das mostras Competitiva, Outros Olhares e Novos Olhares e o curta das mostras Competitiva e Outros Olhares. Os premiados foram o longa “Espero tua (re)volta”, de Eliza Capai, e o curta “Quebramar”, de Cris Lyra. O mesmo júri ficou responsável pela premiação dos filmes da mostra Novos Olhares, entregue ao filme “Não Pense que eu vou Gritar”, de Frank Beauvais.

Na mostra Outros Olhares, o prêmio foi para “No Salão de Jolie”, de Rosine Mbakam, enquanto “Indianara”, de Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa, recebeu menção honrosa do júri, formado pelo cineasta André Félix, a pesquisadora e professora Patrícia Machado e o programador Raúl Camargo.

Dentre as produções locais, o júri AVEC-PR composto pelas realizadoras Laís Melo e Letícia Simões e pela professora e pesquisadora Virgínia Flores premiou o curta “Mirror Mirror on the Wall”, de Igor Urban. O curta “Essa Terra Não Vai Terminar”, de Matias Dala Stella recebeu menção honrosa.

Para a crítica, o melhor filme foi “Casa”, de Letícia Simões, que recebeu o Prêmio Abraccine. O júri era formado por Ivonete Pinto, Marcelo Müller e Barbara Demerov.

Após a cerimônia de premiação foi exibido o filme de encerramento, “Breve História do Planeta Verde”, uma coprodução Argentina, Brasil, Alemanha e Espanha, dirigida por Santiago Loza. No último dia da programação, o festival exibe os filmes premiados e outros títulos selecionados.

Confira a lista completa de vencedores do 8º Olhar de Cinema:

– Prêmio AVEC-PR – Melhor curta-metragem da mostra Mirada Paranaense: “Mirror Mirror on the Wall”, de Igor Urban

– Menção Honrosa: “Essa Terra não vai Terminar”, de Matias Dala Stella

– Prêmio da Crítica/Abraccine – Melhor longa-metragem da mostra Competitiva: “Casa”, de Letícia Simões

– Outros Olhares – Prêmio de Melhor Longa: “No Salão de Jolie”, de Rosine Mbakam

– Menção Honrosa: “Indianara”, de Aude Chevalier-Beaumel e Marcelo Barbosa

– Novos Olhares – Prêmio de Melhor Filme: “Não Pense que Eu vou Gritar”, de Frank Beauvais

– Olhares Brasileiros – Melhor Longa: “Espero tua (re)volta”, de Eliza Capai

– Olhares Brasileiros – Melhor Curta: “Quebramar”, de Cris Lyra

– Prêmio do Público “Chão”, de Camila Freitas

– Mostra Competitiva Curta-metragem – Prêmio Olhar de Melhor Filme: “Aziza”, de Soudade Kaadan

– Menção Honrosa: “Sete Anos em Maio”, de Affonso Uchôa

– Mostra Competitiva Longa-metragem – Prêmio Olhar de Melhor Filme: “Diz a Ela que Me Viu Chorar”, de Maíra Bühler

– Prêmio de Contribuição Artística: “Seguir Filmando”, de Saeed Al Batal e Ghiath Ayoub

– Prêmio Especial do Júri: “Chão”, de Camila Freitas

Com informações da assessoria de imprensa do Olhar de Cinema.

8º Olhar de Cinema