Programa de residência para novos roteiristas recebe inscrições

Residência Base - Foto: Divulgação
Residência Base - Foto: Divulgação

Última semana para as inscrições no programa Residência Base, criado para estimular o diálogo entre roteiristas através de rodas de conversas e consultoria especializada. A segunda edição do projeto acontece de 5 a 11 de agosto. Interessados podem se inscrever até o dia 23 de junho, exclusivamente pelo site residenciabase.com.

O programa é gratuito e surgiu a partir da inspiração dos realizadores Esmir Filho, Mariana Bastos e Thereza Menezes (respectivamente, diretores e produtora de “Alguma Coisa Assim”) em residências artísticas internacionais. Durante uma semana de imersão, em um espaço de inspiração e em contato com a natureza, os participantes têm a oportunidade de ampliar a experiência criativa para desenvolver roteiros cinematográficos. Dentre os projetos selecionados para a primeira edição da Residência Base, realizada em 2013, destacam-se “Para Minha Amada Morta”, de Aly Muritiba, e “Pela Janela”, de Caroline Leone.

Podem participar candidatos de todo o Brasil, que tenham realizado até dois filmes. Além de preencher a ficha de inscrição, é preciso enviar um argumento de longa-metragem de seis a dez páginas. As inscrições são limitadas a 400 projetos. Eles serão analisados por uma comissão julgadora e haverá uma segunda etapa de entrevistas. A partir daí, sete projetos – de ficção, documentário ou animação – serão selecionados.



Nesta edição da Residência Base, os roteiristas selecionados ficarão hospedados na Pousada Fazenda Maristela, em Tremembé (SP), trabalhando em seus projetos com a consultoria do cineasta Fabio Meira (“As Duas Irenes”). O grupo também receberá convidados como os roteiristas Bráulio Mantovani (“Cidade de Deus”) e Carolina Kotscho (“2 Filhos de Francisco”), que dividirão suas experiências com os participantes.

SERVIÇO 
2ª edição do programa Residência Base
Inscrições: até 23 de junho no site residenciabase.com
Mais informações no Facebook ou Instagram