"Yojimbo" (1961) - Foto: Divulgação
"Yojimbo" (1961) - Foto: Divulgação

Em Foco: Kurosawa e o Western

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Spotify | Deezer | CastboxTuneIn | StitcherPlayer FM



Na edição #16 do podcast Em Foco, analisamos a influência do western clássico norte-americano em quatro filmes da obra do cineasta japonês Akira Kurosawa: “Os Sete Samurais” (1954), “A Fortaleza Escondida” (1958), “Yojimbo, o Guarda-Costas” (1961) e “Sanjuro” (1962). Também discutimos como esses clássicos filmes de samurai “devolveram” suas referências para o Ocidente e renderam outros faroestes, como “Sete Homens e um Destino” e “Por um Punhado de Dólares”, influenciando até mesmo “Star Wars”.

Para falar sobre Kurosawa, neste programa Renato Silveira e Kel Gomes recebem Bia Zasso, do site Formiga Elétrica.

No Em Foco, você ouve debates e análises de filmes, sejam eles clássicos, grandes sucessos de bilheteria e de crítica, produções que marcaram época ou que foram redescobertas com o passar dos anos, não importa o país de origem. Além disso, você revisita conosco a filmografia de cineastas que deixaram sua assinatura na história do cinema.

Este podcast é parceiro do MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta acessar este link e se cadastrar.

Textos, imagens e outros materiais relacionados ao debate deste episódio:

— Vídeo-ensaio “Akira Kurosawa – Composing Movement”, do canal Every Frame a Painting (com legendas em português):

— Vídeo-ensaio “Seven Samurai – Drama Through Action”, do canal CRISWELL (em inglês, com legendas em português via auto-tradução):

 

 

 

 

 


Apoio: