"Bacurau" (2019) - Foto: Vitrine Filmes/Divulgação
Foto: Vitrine Filmes/Divulgação

cinematório café #103: Na paz com “Bacurau”

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Spotify | Deezer | Castbox | TuneIn | Stitcher | Player FM



Nesta edição do podcast, discutimos o filme “Bacurau”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles. Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes, o longa estrelado por Bárbara Colen, Thomás Aquino, Silvero Pereira, Sônia Braga, Udo Kier, Karine Teles e grande elenco se passa no sertão nordestino, em um futuro próximo, onde um povoado se despede de sua matriarca em meio a misteriosos eventos que colocam o local sob ameaça.

Durante a conversa, falamos sobre a importância da representação do interior e do regionalismo do filme, a transição de protagonismo das personagens, as técnicas usadas pelos diretores e a mistura de diferentes gêneros, a importância de uma boa construção da catarse de violência, entre outros tópicos.

Para o bate-papo, nós recebemos Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br. A sua mensagem pode ser lida no podcast!

O cinematório café é produzido e apresentado por Renato Silveira e Kel Gomes. A cada episódio, nós propomos um debate em torno de filmes recém-lançados e temas relacionados ao cinema, sempre em um clima de descontração e buscando refletir sobre imagens presentes no nosso dia a dia.

– Receba nossa newsletter e conteúdo exclusivo de cinema! Saiba mais!

cinematório - Observando a sétima arte.

Hyperlinks deste episódio:

“Bacurau” é capa da Cahiers du Cinema de setembro

Podcast Alfômega, da revista recifense O Grito!, sobre “Bacurau”

Entrevista de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles à Carta Capital

— Entrevista com a artista pernambucana Clara Moreira, autora do pôster especial de “Bacurau” e de vários outros filmes brasileiros independentes:

— Trailer:


Apoio:

Pão & Companhia

MUBI

O cinematório é parceiro do MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.