Orquestra Ouro Preto/ Foto: Íris Zanetti

Belo Horizonte recebe festival dedicado à música e imagem

Todo cinéfilo sabe bem a importância da música para a experiência cinematográfica. E para mergulhar  mais fundo no universo das trilhas sonoras há um festival inteiramente dedicado ao assunto, o Festival Musimagem, que já está em sua quinta edição. De hoje, dia 21, até domingo, dia 24 de novembro, o Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte (CCBB-BH) recebe a programação gratuita do Festival Musimagem, que conta com instalação multimídia, concertos, palestras, oficinas e workshops.

Elaborado e produzido pela Associação Brasileira de Compositores de Música para Audiovisual (Musimagem Brasil), o Festival foi idealizado por Marcos Souza, conta com curadoria de Tim Rescala e busca divulgar o mercado de composição e valorizar o trabalho dos profissionais da área. Este ano, o evento homenageia o compositor Christopher Young, autor de várias trilhas do cinema norte-americano, e o compositor brasileiro, crítico musical e produtor cultural Edino Krieger. Eles receberão o Troféu Remo Usai de Música Para Imagem no sábado, dia 23, às 19h30.

Em sua prolífica carreira, Christopher Young já foi indicado ao prêmio Globo de Ouro e homenageado com o prestigioso prêmio Richard Kirk, no BMI Film and TV Awards de 2008. Entre seus trabalhos mais conhecidos, estão os filmes “Homem Aranha 3”; “A senha – Swordfish”; “Motoqueiro Fantasma”; “A Hora do Pesadelo 2″; Invasores de Marte”; “Doce Novembro”; “Chegadas e Partidas”; e o mais recente “Cemitério Maldito”. No Festival, ele fará um workshop e dará uma palestra sobre seu trabalho.



Edino Krieger é um dos principais nomes de criação musical brasileira, realizando diversas obras para orquestras, além de partituras incidentais para teatro e cinema. É responsável por trilhas sonoras para comerciais de rádio e TV e para filmes, entre eles “Meu Pé de Laranja lima”, “Aleijadinho” e os primeiros filmes de “Os Trapalhões”.

Estarão também por aqui outros dois convidados internacionais: Robert Townson, que por mais de 30 anos foi vice-presidente de uma das maiores gravadoras especializadas em trilhas sonoras, tendo trabalhado com grandes nomes, como Jerry Goldsmith, Alex North, Elmer Bernstein, John Williams, James Horner, Alan Silvestri, Hans Zimmer, Danny Elfman, Alexandre Desplat, Michael Giacchino e Brian Tyler;  e Gorka Oteiza, diretor do site SoundTrackFest, um dos mais acessados sobre o tema, fonte independente de informações e referência para festivais, concertos e eventos de música.

Em 2019, a grande novidade do Festival, segundo Marcos Souza, diz respeito à maior proximidade entre o público e as atrações: “As pessoas poderão conhecer melhor como é feita e pensada esta música especial, que emociona tanta gente e dá vida e originalidade a séries, filmes etc. A oportunidade também será muito rica para os estudantes de cinema, que desejam realizar filmes criativos”, afirma. A atividade “Faça sua trilha sonora ao vivo”, por exemplo, permitirá que jovens toquem ou cantem, ao vivo, com projeção de uma animação do Festival Animamundi, monitorados por compositores da Musimagem e pelo convidado especial, Mauricio Maas, do grupo Barbatuques, que participou da trilha dos filmes “Rio 2” e “O Menino e o Mundo”.

Abertura
A instalação multimídia e interativa “Tocando no Cine Odeon-RJ”, montada no foyer do CCBB, dá início à edição 2019 do Festival. A obra é uma homenagem ao Cine Odeon – RJ, onde o compositor Ernesto Nazareth (1863-1934) tocou em diversas ocasiões, para animar o público que esperava o início de cada sessão de cinema – atividade, aliás, à qual Heitor Villa-Lobos (1887-1959) também se dedicou.

A concepção e direção artística da instalação são do curador Tim Rescala. “O visitante é convidado a fazer uma trilha para um filme, utilizando as teclas do piano previamente preparadas. São pequenos trechos de trilhas famosas ou não, incluindo Bernand Herrmann, Nino Rota e Ennio Morricone”, explica o curador. O personagem Ernesto Nazareth será interpretado pelo ator Davidson Rocha, responsável por recepcionar e orientar os visitantes do Festival.

Outro destaque da abertura (hoje, às 19h30) é o concerto da Orquestra Ouro Preto, com regência de Tim Rescala. A apresentação trará músicas originais de Christopher Young e a Orquestra também se dedicará a compositores brasileiros, ao tocar peças de filmes como “Elis”, dentre outros.

Programação

21/11: QUINTA-FEIRA
17h30 às 19h30 – Tocando no Cine Odeon-RJ
Instalação multimídia

19h30 às 21h – Concerto de Gala da Orquestra Ouro Preto
Regência: Tim Rescala
Distribuição de senhas na bilheteria 1h antes

22/11: SEXTA-FEIRA
10h às 12h e 14h às 19h – Tocando no Cine Odeon-RJ
Concepção e direção artística da exposição: Tim Rescala

10h às 12h – Debate: Formação, capacitação e valorização do profissional nos mercados regionais do audiovisual:
Musimagem – Felipe Radicetti (PR)
Musimagem – Mauricio Domene (SP)
Mediador: Zeh Netto (Presidente da Musimagem – RJ)

14h às 17h – Oficina para Jovens
Faça sua Trilha Sonora ao vivo
Oficineiros: Zeh Netto, Monique Aragão, Fernando Aranha e Mauricio Maas.

15h às 16h30 – Oficina Aberta: Coral em Cena
Oficineiros: Monique Aragão, Mauro Perelmann, Mauricio Maas

17h às 19h – Debate: Mercados internacionais para compositores de trilhas sonoras: a música do cinema em Hollywood e na Europa
Com Robert Townson. Mediador: João Batista Melo

19h30 – Palestra com Christopher Young, homenageado desta 5ª edição

23/11: SÁBADO
10h às 12h e 14h às 19h – Tocando no Cine Odeon-RJ
Concepção e direção artística da exposição: Tim Rescala

10h às 12h – Workshop para compositores, com o convidado internacional Christopher Young (EUA).

11h às 13h – Oficina para crianças: Faça sua Trilha Sonora ao vivo
Oficineiros: Zeh Netto e Monique Aragão

14h às 15h30 – Workshop: Fluxograma de produção para Trilha Sonora
O compositor Alexandre Guerra apresenta ferramenta – CUEDB (Data Base de Cues online) – que adotou em projetos realizados para a HBO.

16h às 17h30 – Debate: Trilha Sonora e Projetos Sociais e o mercado de Minas Gerais
Como os projetos sociais podem utilizar as trilhas sonoras como ferramenta de carreira e transformação social? Mediadores – Felipe Radicetti, Ricardo Petracca, Helder Quiroga, Vitor Santana e Barral Lima

18h às 18h30 – Academia Orquestra Ouro Preto interpreta trilhas sonoras clássicas do cinema no pátio interno do CCBB.

19h30 às 21h – Concerto da Musimagem Brasil e entrega do prêmio Remo Usai
Distribuição de senhas na bilheteria 1h antes.

24/11: DOMINGO
10h às 12h e 14h às 19h – Tocando no Cine Odeon-RJ
Concepção e direção artística da exposição: Tim Rescala

10h00 às 12h00 – Oficina Aberta: Monte a música de uma cena e concorra ao Prêmio Musimagem!
Oficineiro: Zeh Netto
Requisitos: Cada participante deverá levar um tablet.

11h às 13h – Exibição: Mostra infantil Musimagem
Filmes para criança. Ao final da sessão, as trilhas sonoras serão comentadas pelos compositores.

14h às 15h – Oficina aberta: A Música para Imagem serve para quê?
Oficineiro: Alberto Rosenblit

15h30 às 17h – Palestra Interativa: Como fazer o som de um filme?
Palestrante: Fernando Aranha

17h às 18h30 – Oficina Aberta: Existe o casamento perfeito de música com imagem?
Oficineiros: Zeh Netto e Marcelo Guima

19h30 às 20h30 – Palestra: As famosas trilhas de John Williams, como Star Wars e Harry Potter, filmes nacionais como Bingo e novelas de sucesso
Palestrantes: Leandro Gardini, Beto Villares, Alberto Rosenblit

Obs.: Todas as atividades do Festival Musimagem são gratuitas. Para as atrações realizadas no Teatro I, é necessário retirar senha de acesso com uma hora de antecedência, na bilheteria do CCBB. Já as inscrições para grupos de trabalho, workshops, palestras e mesas de debate devem ser realizadas no site oficial do Festival.

SERVIÇO
Festival Musimagem 2019
De 21 a 24 de novembro
CCBB BH: Praça da Liberdade, 450, Funcionários
Entrada gratuita
Inscrições e mais informações aqui.