Forumdoc.bh 2019 supera adversidades e apresenta seleção forte de documentários

"Um Filme de Verão" (2019) - Foto: Fagulha Filmes/Divulgação
"Um Filme de Verão" (2019) - Foto: Fagulha Filmes/Divulgação

O forumdoc.BH 2019 começa neste 22 de novembro e se estende até 1º de dezembro, no Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes. É a 23ª edição do festival que exibe um panorama de documentários e filmes etnográficos contemporâneos, além de promover fórum de discussão sobre pesquisas em antropologia e cinema.

A seleção oficial das mostras contemporâneas Brasileira e Internacional pela primeira vez não abriu inscrições públicas. De acordo com os organizadores, os cortes orçamentários afetaram diretamente a produção e a logística de organização do festival. Desse modo, pesquisadores e integrantes da Associação Filmes de Quintal foram responsáveis por selecionar e convidar os títulos participantes, formando, apesar das adversidades, uma programação consistente.

Entre os filmes da Mostra Contemporânea estão produções premiadas e inéditas em BH, como “Bixa Travesty”, de Cláudia Priscilla e Kiko Goifman, “Casa”, de Letícia Simões, “Chão”, de Camila Freitas, “Um Filme de Verão”, de Jo Sefarty, e “A Rosa Azul de Novalis”, de Gustavo Vinagre e Rodrigo Carneiro (ouça nosso podcast com os diretores).



O forumdoc.bh 2019 também terá sessões especiais, com destaque para “Fakir”, mais novo trabalho da atriz e diretora Helena Ignez; “A Febre”, primeiro longa de Maya Da-Rin, premiado no Festival de Locarno; e “Banquete Coutinho”, documentário de Josafá Veloso sobre a obra do consagrado cineasta Eduardo Coutinho (leia nossa crítica).

Toda a programação está no site do festival. Lá também é possível fazer a inscrição no seminário “Mortos e a Câmera”, que acontece de 25 a 27 de novembro, com sessões de filmes específicos sobre a temática e realização de duas mesas de debate com pesquisadores. Os participantes que comparecerem a pelo menos 60% das atividades receberão um certificado.