Distopia racial dirigida por Lázaro Ramos estreia no Festival SXSW 2020

Lázaro Ramos - Foto: Canal Brasil/Divulgação
Foto: Canal Brasil/Divulgação

Atualização em 10 de fevereiro 2021: a organização do SXSW anunciou a programação de filmes para sua edição 2021 e incluiu “Medida Provisória” na seleção, juntamente com outros títulos anunciados no ano passado e que não foram exibidos devido ao cancelamento do festival. Em 2021, o evento será totalmente online, de 16 a 20 de março, e os filmes poderão ser vistos por quem adquirir os ingressos. Importante frisar que o acesso fora dos Estados Unidos pode ser restrito.  


Atualização em 6 de março de 2020: devido às medidas restritivas impostas por conta da epidemia de coronavírus e ao aumento do número de casos nos Estados Unidos, especificamente no Texas, a organização do SXSW decidiu cancelar a realização do festival, que começaria daqui a uma semana. Não foi dada uma previsão se o evento acontecerá em outra data.


Primeiro longa de ficção dirigido pelo ator Lázaro Ramos, “Medida Provisória” foi selecionado e fará sua estreia mundial no Festival SXSW 2020, que acontece de 13 a 22 de março em Austin, no Texas, Estados Unidos.



Drama social distópico, com elementos de ficção-científica, “Medida Provisória” tem a seguinte sinopse: “Em alguns anos no futuro, o governo brasileiro, como uma desculpa para pagar todas as dívidas dos anos de escravidão, decide enviar toda a população negra do país de volta à África. As pessoas são caçadas e enviadas contra sua vontade para diferentes países africanos. Enquanto o exército e a polícia fazem cumprir a lei, um advogado, com a ajuda de seu tio, tenta reencontrar sua esposa, uma médica, que está fugindo desde o início do conflito. Os três tentam resistir à loucura que tomou conta do Brasil.”

O roteiro é baseado na peça teatral “Namíbia, Não!”, escrita por Aldri Anunciação e levada aos palcos pelo próprio Lázaro Ramos em 2011.

“Medida Provisória” terminou de ser filmado em maio do ano passado, no Rio de Janeiro. O elenco conta com Taís Araújo, Seu Jorge, Mariana Xavier, Dan Ferreira, Flavio Bauraqui, Adriana Esteves, Renata Sorrah, Pedro Nercessian, Hilton Cobra, o rapper Emicida e o ator britânico Alfred Enoch (da franquia “Harry Potter” e da série “How to Get Away with Murder”).

No Brasil, “Medida Provisória” será distribuído pela H2O Filmes, mas ainda não tem previsão de estreia.

A estreia de Lázaro Ramos como cineasta foi na codireção com Thiago Gomes no documentário de 2018 “Bando, um Filme de”, sobre o Bando de Teatro Olodum, de Salvador, onde Lázaro iniciou a carreira artística.

Como ator, ele estrelou por último “O Beijo no Asfalto”, também dirigido por um ator, o colega Murilo Benício. Este ano, Lázaro deverá ser visto no infantil “Detetives do Prédio Azul 3: Uma Aventura no Fim do Mundo” e em “Silêncio na Chuva”, novo filme de Daniel Filho (“Se Eu Fosse Você”), também estrelado por Cláudia Abreu e atualmente em pós-produção.