Mostra Ecofalante exibe filmes e promove debates na Semana do Meio Ambiente

Divulgação

A Mostra Ecofalante de Cinema, cuja 9ª edição será inteiramente online e acontecerá entre os dias 6 e 19 de agosto, apresenta uma programação especial, de 3 a 9 de junho, celebrando a Semana do Meio Ambiente. A mostra disponibilizará gratuitamente o acesso a cinco títulos produzidos no Brasil, Canadá, Estados Unidos e Reino Unido por meio da plataforma Videocamp, e realizará debates com transmissão ao vivo pelo YouTube e Facebook.

Estão incluídos os filmes “Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra”, de Jorge Bodanzky e João Farkas; “Amazônia Sociedade Anônima”, que tem Estevão Ciavatta como diretor e Walter Salles como produtor associado; “A Grande Muralha Verde”, que tem produção-executiva de Fernando Meirelles, O Golpe Corporativo” de Fred Peabody, e Ebola: Sobreviventes”, de Arthur Pratt.

Este slideshow necessita de JavaScript.



Abertura

A atração de abertura da Mostra, no dia 3 de junho, quarta-feira, é o filme “Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra”, uma produção sobre Ruivaldo Nery de Andrade, ativista na linha de frente da batalha pela proteção do meio ambiente. Acompanhando o dia a dia de esforços de sobrevivência de seu protagonista, o documentário aborda as consequências do assoreamento do Rio Taquari, no Mato Grosso do Sul.

“Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra”

Homenageado na edição de 2015 do evento, Jorge Bodanzky afirma: “Tenho uma relação de longa data com a Mostra Ecofalante, até porque em minha obra sempre abordei temas relacionados às questões ambientais”. O filme pode ser assistido na plataforma a partir das 19h30 e fica disponível até o dia 9 de junho, terça-feira. Antes da exibição, às 19h, o evento será apresentado pelo diretor da Mostra Ecofalante de Cinema, Chico Guariba, acompanhado por Laís Bodanzky, diretora-presidente da Spcine e filha do diretor Jorge Bodanzky. E no dia 4 de junho, às 19h, os diretores Jorge Bodanzky e João Farkas debatem “Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra”, com mediação da jornalista Flávia Guerra.

 

Questões socioambientais e o cinema

Todos os cinco filmes da programação são o ponto de partida para os debates ao vivo sobre conservação ambiental, mudanças climáticas, economia e saúde. Estão confirmados: os cineastas Fernando Meirelles, Jorge Bodansky e Estevão Ciavatta; os jornalistas Flávia Guerra, Mariluce Moura (Revista Fapesp) e Claudio Angelo (da rede Observatório do Clima); Adriana Ramos (Instituto Socioambiental – ISA), Paulo Artaxo (cientista, professor da USP), Ladislau Dowbor (professor titular de economia da PUC-SP) e Silvio Caccia Bava (editor-chefe do Le Monde Diplomatique Brasil). Temas como “O papel do cinema na comunicação de questões socioambientais”, “Mudanças Climáticas: desertificação, conflitos, migrações e outros impactos imediatos”, entre outros, serão discutidos.  

 

A Ecofalante

A Ecofalante é uma ONG que atua nas áreas de cultura, educação e sustentabilidade. Produz filmes, documentários e programas de televisão de caráter cultural, educativo e socioambiental. A instituição fornece consultorias a projetos nessas áreas e promove formação de professores, exibições e debates em escolas, universidades e aparelhos culturais. Organiza seminários e workshops sobre cinema, educação e sustentabilidade, além de realizar o mais importante evento audiovisual sul-americano dedicado a temas socioambientais: a Mostra Ecofalante de Cinema. 

 

PROGRAMAÇÃO

3 de junho (quarta-feira)

19h00 – Abertura com Chico Guariba e Laís Bodanzky

19h30 – “Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra” – Jorge Bodanzky e João Farkas (Brasil, 2019, 43 min, livre)  *disponibilizado até o final do dia 09/06 (terça-feira) 

4 de junho (quinta-feira) 

17h00 – “Golpe Corporativo” – Fred Peabody (“The Corporate Coup d’Etat”, Canadá/EUA, 90 min, 2018, livre) e “Ebola: Sobreviventes” – Arthur Pratt (“Survivors”, EUA, 83 min, 2018, 12 anos) *disponibilizados até o final do dia 9/06 (terça-feira).

19h00Debate com Jorge Bodanzky e João Farkas, diretores de “Ruivaldo, o Homem que Salvou a Terra” e mediação de Flávia Guerra.

5 de junho (sexta-feira)

15h00 Debate “O papel do cinema na comunicação de questões socioambientais” com os diretores Fernando Meirelles, Jorge Bodanzky, Estêvão Ciavatta e mediação de Flávia Guerra.

17h00 – “Amazônia Sociedade Anônima” – Estevão Ciavatta (Brasil, 72 min, 2019, livre) *disponibilizado por 24 horas, até às 17h00 do dia 6/06 (sábado).

19h00Debate “Conservação: Ataque ao Meio Ambiente e aos Povos Tradicionais”, com Adriana Ramos (ISA), Daniel Azeredo (procurador do Ministério Público Federal do Pará), mediação de Claudio Angelo e outros nomes a confirmar.

6 de junho (sábado)

17h00 – “A Grande Muralha Verde” – Jared P. Scott (“The Great Green Wall”, Reino Unido, 92 min, 2019, livre) *disponibilizado por 24 horas, até às 17h do dia 7/06 (domingo).

19h00Debate “Mudanças Climáticas: desertificação, conflitos, migrações e outros impactos imediatos”, com Fernando Meirelles, Paulo Artaxo, mediação de Daniela Chiaretti (a confirmar).

7 de junho (domingo)

19h00DebateSystem Error: como o atual sistema econômico leva à destruição ambiental, ao fim do trabalho digno e ao abalo da própria democracia”, com Ladislau Dowbor, Sueli Carneiro (a confirmar) e mediação de Silvio Caccia Bava.

8 de junho (segunda-feira).

19h00Debate “Saúde – Como Comunicar em Tempos de Crise Sanitária e Fake News?”, com Douglas Rodrigues, Átila Iamarino (a confirmar) e mediação de Mariluce Moura.

 

SERVIÇO
Mostra Ecofalante – Especial Semana do Meio Ambiente
De 3 a 9 de junho de 2020
Gratuita
Evento online acessível por meio da plataforma Videocamp e debates ao vivo nos canais oficiais da mostra no Youtube e Facebook.
Mais informações aqui.