Festival de Gramado será online e na TV este ano

Festival de Gramado - Foto: Edison Vara | Pressphoto
Foto: Edison Vara | Pressphoto

Após anunciar a mudança de data de agosto para setembro, devido ao prolongamento da pandemia de Covid-19, o 48º Festival de Cinema de Gramado decidiu cancelar as sessões presenciais e transformar a edição deste ano em um evento online e com exibição no Canal Brasil.

De acordo com os organizadores, a decisão, mesmo exigindo adaptações e novas regras, parte do entendimento de que é necessário manter a realização do festival, mas de forma segura e como importante janela para o setor audiovisual, já bastante impactado.

O festival acontecerá da seguinte forma: filmes das Mostras Competitivas — longas-metragens brasileiros e estrangeiros e curtas-metragens brasileiros e gaúchos — serão exibidos pelo Canal Brasil. As produções terão espaço na grade do canal de TV por assinatura e ficarão ainda disponíveis por 24 horas também no Canal Brasil Play, transmitido via streaming.



A cerimônia de premiação deve acontecer no palco do Palácio do Festivais, em Gramado, em formato que atenda todos os protocolos de segurança à disposição em setembro. A transmissão ao vivo também será feita pelo Canal Brasil.

“É mais um desafio para Gramado, no ano em que temos novos curadores (Pedro Bial e Soledad Villamil, que passam a compor a curadoria ao lado de Marcos Santuario), equipe reduzida e patrocinadores afastados, no momento. Nosso compromisso é inovar e evoluir”, avalia Diego Scariot, gerente de projetos da Gramadotur, autarquia responsável pela realização do festival.

A 48ª edição do Festival de Gramado está programada para 18 a 26 de setembro.

Com informações da assessoria de imprensa do Festival de Gramado.