“Matar ou Morrer” é tema do podcast Em Foco

"Matar ou Morrer" (High Noon, 1952) - Distribuição: Paramount Home Entertainment
Distribuição: Paramount Home Entertainment

O podcast Em Foco, realizado pelo cinematório, terá como filme analisado no mês de julho o clássico western “Matar ou Morrer” (High Noon, 1952). Dirigido por Fred Zinnemann, o longa-metragem tem Gary Cooper no papel principal: o xerife Will Kane, que justo no momento em que se prepara para se aposentar e partir em lua de mel com sua esposa (vivida por Grace Kelly) recebe a notícia de que um antigo inimigo está voltando à cidade para se vingar. Kane pede ajuda dos moradores para enfrentar o bandido, mas ninguém parece disposto a ficar ao seu lado.

Também estrelado por Thomas Mitchell, Lloyd Bridges e Katy Jurado, “Matar ou Morrer” ganhou quatro estatuetas no Oscar (Melhor Ator para Gary Cooper, Melhor Montagem, Melhor Canção Original e Melhor Música) e é considerado um dos melhores títulos do gênero de todos os tempos.



O filme foi escrito por Carl Foreman, roteirista vencedor do Oscar por “A Ponte do Rio Kwai” e perseguido pelo Macarthismo durante a chamada “caça às bruxas” em Hollywood, nos anos 1950, quando vários artistas foram banidos por terem posicionamentos políticos e ideológicos considerados “antipatrióticos” e “subversivos” pela patrulha anticomunista liderada pelo senador Joseph McCarthy. A trajetória do xerife Will Kane é vista como um reflexo do que Foreman sentia em relação aos colegas de trabalho enquanto vivia sob as ameaças que o obrigaram a deixar o país e imigrar para o Reino Unido.

“Matar ou Morrer” foi escolhido como tema do Em Foco por nossos apoiadores na enquete mensal de escolha de pauta. Para esta edição, a enquete contou com curadoria de Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG e nossa colaboradora. A lista de títulos elaborada por ela também trazia “Psicose” (Psycho, 1960), de Alfred Hitchcock, “A Época da Inocência” (The Age of Innocence, 1993), de Martin Scorsese, “O Som ao Redor” (2012), de Kleber Mendonça Filho, e “Estou Me Guardando para Quando o Carnaval Chegar” (2019), de Marcelo Gomes. “Matar ou Morrer” venceu a enquete com 33,3% dos votos.

Além de Ana e dos nossos editores, Renato Silveira e Kel Gomes, o filme é analisado no podcast pelo também professor de Cinema, escritor e crítico Heitor Capuzzo, autor dos livros “O Cinema Além da Imaginação”, “Alfred Hitchcock: O Cinema em Construção” e “Lágrimas de Luz: O Drama Romântico no Cinema”.

No Em Foco, você ouve debates e análises de filmes, sejam eles clássicos, grandes sucessos de bilheteria e de crítica, produções que marcaram época ou que foram redescobertas com o passar dos anos, não importa o país de origem. O podcast também revisita a filmografia de cineastas que deixaram sua assinatura na história do cinema. Confira a relação de todos os episódios já realizados — entre eles, temos um sobre “A um Passo da Eternidade”, outro clássico dirigido por Zinnemann. Assine o feed (copie e cole este link) para receber e ouvir novos episódios no seu app de podcasts favorito assim que eles forem publicados.