OURO PRETO/MG 14.06.2018 - 13 CINEOP - MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO - Abertura Oficial - Foto: Leo Lara - Universo Produção

15ª CineOP reflete o momento e propõe o tema “Cinema de Todas as Telas”

Em tempos pandêmicos, a 15ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto também se reinventa e adapta sua programação para o ambiente digital, sendo realizada online entre os dias 3 e 7 de setembro. Nesta edição, o tema central é “Cinema de Todas as Telas”, que convoca à reflexão sobre o momento atual em que a revolução da tecnologia da informação, a transformação dos hábitos culturais, a multiplicação de canais, plataformas, redes e serviços interativos dão o tom da complexidade dos desafios do mundo contemporâneo e globalizado.

Mantendo o propósito de valorização do patrimônio audiovisual e a atenção à formação de novos olhares para a produção do país, a CineOP segue com os três desdobramentos temáticos – Preservação, História e Educação. Suas respectivas curadorias propõem o diálogo com o cenário de distanciamento social e as consequências sob a recepção, a memória e o aprendizado na perspectiva audiovisual.

OURO PRETO/MG 14.06.2018 – 13 CINEOP – MOSTRA DE CINEMA DE OURO PRETO – Abertura Oficial – Foto: Leo Lara – Universo Produção

Preservação



A dupla de curadores José Quental e Ines Aisengart Menezes trazem o conceito de “Patrimônio Audiovisual: Acervos em risco e novas formas de difusão”, tendo por eixo a produção televisiva como elemento central na formação cultural da sociedade brasileira.  “Ao longo das últimas sete décadas, o desenvolvimento tecnológico e a adoção de novos formatos e fluxos para gravação, reprodução e arquivamento têm como consequência um colossal desafio para a gestão e preservação dos conteúdos”, comentam os curadores.

Diante do cenário catastrófico que se avizinha com o desmantelamento das políticas de cultura do governo federal nos últimos anos, a CineOP vai levar para o debate questões sobre ações específicas e mudanças significativas na valorização do patrimônio audiovisual e das instituições, que dependem de uma transformação da dinâmica entre os distintos agentes que atuam na cadeia produtiva e no ensino do audiovisual.

História

Na Temática Histórica, assinada pelo curador Francis Vogner dos Reis, o enfoque será o tema “Televisão: o que foi, o que é e o que ainda pode ser” visando provocar uma reflexão entre o cinema brasileiro e a TV, no ano em que a TV brasileira comemora 70 anos. Propõe-se pensar, então, sobre formas de disputar esse território do audiovisual e seu modelo ainda forte e hegemônico, tanto no que diz respeito à produção e ao direito à informação, à expressão do imaginário e da representatividade comunitária e regional, quanto em relação à educação (como as TVs públicas, fortes mundo afora), à abertura a novas experimentações com a tecnologia audiovisual e à difusão livre e diversa de nossos bens culturais.

O destaque da Temática Histórica em 2020 será o trabalho desenvolvido pela TVDO nos anos 1980. O grupo formado por quatro estudantes de Cinema e três de Televisão se reuniu a partir da exposição Multimedia Internacional, mostra dedicada aos meios eletrônicos organizada por Walter Zanini em 1979. Um ano depois, Tadeu Jungle, Walter Silveira, Ney Marcondes e Paulo Priolli criam a TVDO. Quatro anos depois, Pedro Silveira se incorpora ao grupo. São apadrinhados por Antonio Abujamra e realizam ou participam de programas independentes, como “Bvcetas Radycaiz”, “Mocidade Independente” (com Nelson Motta), e “Radar” transmitidos em vários canais.

Francis Vogner dos Reis/Foto: Beto Staino

Educação

A proposta da Temática Educação, com a curadoria de Adriana Fresquet e Clarisse Alvarenga, assume este ano o recorte “Telas e Janelas: Tempo de cuidado, delicadeza e contato”,  refletindo como o cinema tem estado, como nunca antes, tão presente nas diferentes telas que circulam em boa parte dos espaços, sejam domésticos ou públicos. As janelas foram ressignificadas e se tornaram um novo marco de enquadramento, por onde se vê o mundo de modo direto (porém à distância) e por onde ainda é possível registrá-lo.

No Encontro da Educação – XII Fórum da Rede Kino: Rede Latino-americana de Educação, Cinema e Audiovisual, que anualmente reúne na CineOP educadores do país inteiro, os formatos remotos de aprendizado estarão em pauta, partindo da percepção de que é ainda mais fundamental a presença docente para orientar os recortes das informações, programas, filmes, seriados e jogos que circulam nas redes e chegam aos educandos.

O destaque da Temática Educação será o escritor, ambientalista e filósofo Ailton Krenak, uma das principais lideranças indígenas no Brasil e figura presente nos mais importantes debates da cultura e política do país nas últimas décadas. Uma voz fundamental.

Ouro Preto

E apesar da Mostra não se fixar fisicamente na cidade histórica na qual o evento acontece anualmente, ela segue com Ouro Preto, Patrimônio Histórico da Humanidade, como fonte de inspiração e conexão. Os vínculos com a cidade estão sendo mantidos através da parceria cultural firmada com a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), contratação de bandas locais, oferta de sessões cine-escola, realização da Mostra Valores com exibições de filmes produzidos pela TV UFOP e ações de interação visando dar visibilidade à cidade.

Ouro Preto/Foto: Kel Gomes

Com informações da assessoria de imprensa do festival.