“Tremor Iê” é exibido pela Sessão Abraccine

"Tremor Iê" (2019) - Foto: Divulgação
Divulgação

Devido à pandemia de Covid-19, a 6ª edição da Sessão Abraccine, projeto realizado pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema, teve que ser realizada de maneira online. O filme escolhido para o projeto este ano é a produção cearense “Tremor Iê”, dirigida por Elena Meirelles e Lívia de Paiva.

O longa-metragem conta a história de Janaína, uma ativista que se percebe enredada em um Brasil onde um novo regime autoritário patriarcal tomou o poder após as manifestações de 2013. Exibido em competição na 22ª Mostra de Tiradentes, em 2019, e premiado na 18ª Mostra do Filme Livre, no mesmo ano, o filme apresenta um cenário distópico, com elementos de ficção científica mesclados ao realismo social.

“Tremor Iê” pode ser visto gratuitamente, no canal da Abraccine no YouTube, até 26 de agosto. Lá também está disponível o debate com as realizadoras e mediação da crítica Neusa Barbosa. A associação também publicou um dossiê com ensaios sobre o filme, escritos por Cecília Barroso, Donny Correia, Humberto Pereira, Ivonete Pinto, Luiz Joaquim, Luisa Luzvarghi e Orlando Margarido.