Foto: FG Trade/Getty Images
Foto: FG Trade/Getty Images

Mais de uma dezena de festivais brasileiros acontecem online até o fim de 2020

Cinéfilos: abram mais espaço em suas agendas. Além da Mostra de São Paulo, da Mostra CineBH e do curitibano Olhar de Cinema, entre outros, já anunciados para acontecer em outubro, nada menos que mais 11 festivais de cinema brasileiros irão acontecer em ambiente virtual até o final do ano.

A iniciativa é chamada de Fórum dos Festivais Play e irá apresentar os paulistas Mix Brasil e Festival Latino-Americano; Curta Brasília e Lobo Fest (ambos do Distrito Federal); Festival de Vitória (ES); CINEfoot, Visões Periféricas e ARCHIcine (RJ); e os mineiros Curta Circuito, Lumiar e CINEfoot Mulheres.

Associados ao Fórum dos Festivais, esses eventos firmaram parceria com a plataforma digital Looke para realizar suas edições de 2020 de forma online e gratuita, acessíveis em todo o território brasileiro. Confira logo abaixo as datas já definidas.



Vale lembrar que outros três festivais importantes do calendário audiovisual brasileiro ainda deverão acontecer total ou parcialmente online entre os meses de novembro a dezembro: o Festival do Rio (3 a 13 de dezembro), o Cine Ceará (5 a 11 de dezembro) e o Festival de Brasília (ainda sem data marcada). E para o início de 2021, a 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes também já está confirmada online.

Foto: Glenn Carstens-Peters/Unsplash
Foto: Glenn Carstens-Peters/Unsplash

Agenda

Eis as datas dos eventos previamente anunciados: 9º Olhar de Cinema, de 7 a 15 de outubro; 43ª Mostra de São Paulo, de 17 a 30 de outubro; 13º Encontro de Cinema Zózimo Bulbul, de 21 a 29 de outubro; 14ª Mostra CineBH, de 29 de outubro a 2 de novembro; 22º FestCurtasBH, de 23 de outubro a 1º de novembro.

Agora, vamos aos eventos do Fórum dos Festivais Play. Programado para o período de 10 a 16 de outubro, o 20º Curta Circuito tem como tema desta edição “Fé, Magia e Mistério no Cinema Brasileiro”. Uma das mostras mais antigas de Minas Gerais, resgata obras importantes da filmografia brasileira das décadas de 1970 e 80.

Já o Lumiar – 7º Festival Interamericano de Cinema Universitário acontece de 3 a 9 de novembro e é focado na produção universitária de curtas-metragens de todo o continente americano. O evento se propõe a ser um espaço de troca de conhecimento, experiências e aprendizagem entre estudantes, profissionais do mercado e o público em geral.

A 1º edição do CINEfoot Mulheres está programada entre os dias 5 e 8 de novembro e é voltada à história do futebol feminino, imprimindo total protagonismo à presença das mulheres nos campos cultural, acadêmico, esportivo e social.

De 5 a 12 de novembro, o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo comemora sua 15ª edição. O evento programa filmes recentes e históricos produzidos na América Latina e Caribe, além de homenagens, programas especiais, encontros e debates.

Criado em 1993, o Festival MixBrasil da Cultura da Diversidade é hoje é o maior evento cultural de inclusão e difusão cultural de questões LGBTQIA+ da América Latina. Sua 28ª edição ocorre de 11 a 22 de novembro.

O 27º Festival de Cinema de Vitória acontece de 24 a 29 de novembro, exibindo obras audiovisuais em diversos formatos e gêneros, que formam um panorama da produção brasileira contemporânea em longa e curta-metragem. São 12 mostras competitivas, premiações em 21 categorias, homenagens, lançamentos de livros, laboratórios, seminários e debates.

Entre 10 e 20 de dezembro acontece a 9ª edição do Curta Brasília – Festival Internacional de Curta-Metragem, evento dedicado à promoção e difusão do filme de curta duração, brasileiro e internacional. Compreende mostras competitivas local e nacional, além de mostras temáticas como SurdoCine, Decibeis de Videoclipes, Provocações, Calanguinho infantil e Curta VR (de realidade virtual).

Pioneiro no Brasil na abordagem da arquitetura e do urbanismo através do cinema, o ARCHcine – Festival Internacional de Cinema de Arquitetura promove sua 5ª edição entre 16 e 26 novembro. O evento tem se consolidado como importante plataforma de difusão audiovisual sobre arquitetura e urbanismo no país.

Com datas a confirmar para sua 11ª edição, o CINEfoot – Festival de Cinema de Futebol é o primeiro festival de cinema latino-americano dedicado à promoção e exibição de filmes de futebol. Na programação do evento estão mostras competitivas e especiais, sessões com acessibilidade, homenagens, debates e a tradicional Mostra Dente de Leite, destinada ao público infantojuvenil.

Já a 14ª edição do Visões Periféricas tem suas datas a serem confirmadas. Trata-se de uma plataforma de difusão de filmes de curta, média e longa-metragem e desenvolvimento de projetos audiovisuais produzidos nas múltiplas periferias brasileiras.

O Lobo Fest – Festival Internacional de Filmes chega este ano a sua 12ª edição, em datas a serem confirmadas. Sediado em Brasília, é evento com foco na pluralidade audiovisual – desde filmes curtíssimos até curtas e médias-metragens, atendendo à produção independente fora do circuito comercial e potencializando as novas linguagens.