13º Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul acontece em formato online

O tradicional Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul: Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas chega à sua 13ª edição. O evento é considerado um símbolo de resistência da identidade negra, além de incentivar o intercâmbio cultural Brasil-África. Para esta edição, foram selecionados 130 filmes, entre curtas, médias e longas-metragens.

Organizado pelo Centro Afro Carioca de Cinema Zózimo Bulbul desde 2007, o encontro reúne, na capital fluminense, cineastas e amantes do cinema negro. Este ano, o festival, como todas as atividades, também foi impactado pela pandemia de Covid-19 e sua programação acontece em ambiente virtual, até 30 de outubro.

O evento conta com a participação de nomes importantes do audiovisual brasileiro, como a presidente do Comitê do Oscar 2021, a diretora Viviane Ferreira (“Um Dia com Jerusa”). A relação do cinema com suas trilhas sonoras também é um dos destaques da programação.



O festival podem ser acompanhado pela plataforma Innsaei.TV e nas redes sociais do Centro Afro Carioca de Cinema.

Ator, diretor, produtor e roteirista brasileiro, Zózimo Bulbul realizou o importante curta-metragem “Alma no Olho” (1974). Ele é considerado um dos maiores expoentes da cinematografia afro-brasileira nas décadas de 60 e 70. Zózimo morreu em 2013, deixando importante legado também para o movimento negro no país.

Com informações da Agência Brasil.