"O Iluminado" (The Shining, 1980), de Stanley Kubrick - Foto: Warner Bros./Divulgação
"O Iluminado" (The Shining, 1980), de Stanley Kubrick - Foto: Warner Bros./Divulgação

Em Foco: “O Iluminado” (1980), de Stanley Kubrick

Clique para reproduzir em uma nova janela | Download

Assine o nosso feed de podcasts: RSS | Apple | Google

Spotify | Deezer | Castbox | TuneIn| Stitcher | Player FM | YouTube



No episódio #27, o podcast Em Foco analisa “O Iluminado” (The Shining, 1980), filme dirigido por Stanley Kubrick, baseado no livro de Stephen King e estrelado por Jack Nicholson, Shelley Duvall, Danny Lloyd, Scatman Crothers, Barry Nelson, Philip Stone e Joe Turkel.

Um dos filmes de horror mais memoráveis de todos os tempos, “O Iluminado” acompanha o período em que Jack Torrance, um aspirante a escritor, aceita um trabalho como zelador do suntuoso Hotel Overlook durante a temporada de inverno, período em que o lugar fica vazio por causa da nevasca na região. Mesmo alertado sobre as histórias apavorantes do hotel, Jack leva a esposa e o filho pequeno para lá e não demora para que eles sejam assombrados pelo passado do local — e da própria família.

Além da análise do filme em si, o programa também traz o perfil do criador da Steadicam, Garrett Brown e comentários sobre “Doutor Sono”, a continuação direta de “O Iluminado”, dirigida por Mike Flanagan e também baseada no livro de Stephen King, que chegou aos cinemas quase 40 anos após o filme original.

Participam do podcast: Renato Silveira, Kel Gomes, Antônio Tinôco e Ana Lúcia Andrade, professora de Cinema da Escola de Belas Artes da UFMG.

No Em Foco, você ouve debates e análises de filmes, sejam eles clássicos, grandes sucessos de bilheteria e de crítica, produções que marcaram época ou que foram redescobertas com o passar dos anos, não importa o país de origem. Além disso, você revisita conosco a filmografia de cineastas que deixaram sua assinatura na história do cinema.

Quer mandar um e-mail? Escreva seu recado e envie para contato@cinematorio.com.br

Cineclube Cinematório

O Cineclube Cinematório está no Padrim e no PicPay. O seu apoio é fundamental!

Fora de Quadro

— Comparação de cenas de “O Iluminado” com a minissérie de 1997:

 

— Comparação de cenas de “O Iluminado” com “Doutor Sono”:

 

— Trailer de “O Labirinto de Kubrick”:

 

Textos, imagens e outros materiais relacionados

40 anos da Steadicam: 25 filmes que mudaram a movimentação da câmera (IndieWire)

“O Iluminado”: Um além-vida em memes (Senses of Cinema)

“Doutor Sono”: Sequestrando “O Iluminado” (Senses of Cinema)

— Trailer original:

 

— Algumas cenas do filme:

 

— Entrevista com a compositora Wendy Carlos:

 


Apoio:

MUBI

O cinematório é parceiro do MUBI, um serviço de streaming de filmes que exibe preciosidades cinematográficas realizadas no mundo todo, escolhidas a dedo por uma equipe de curadores. Faça um teste por 30 dias grátis: basta se cadastrar neste link.

%d blogueiros gostam disto: