3ª Mostra Elas Por Trás das Câmeras acontece online

De 4 a 17 de janeiro acontece a 3ª edição da Mostra Elas Por Trás das Câmeras, realizada pelo Cinema Vitória e pela UFS (Universidade Federal de Sergipe). Com o objetivo de visibilizar e fomentar o cinema produzido e protagonizado por mulheres, e discutir a importância de uma produção audiovisual mais plural tanto na frente quanto atrás das câmeras, a programação conta com 14 curtas e quatro longas-metragens, com curadoria das professoras Danielle de Noronha e Maíra Ezequiel.

Num primeiro momento, devido à pandemia de Covid-19, as ações propostas pelo projeto foram desenvolvidas online seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde, mas mantendo o objetivo de manter e continuar construindo o Cinema Vitória, a única sala de cinema de arte de Sergipe desde 1934 (acompanhe todas as atividades aqui).

Todos os filmes serão disponibilizados gratuitamente no canal do YouTube da mostra. Confira abaixo quais são os títulos:



CURTAS

Ângela (Dir: Marília Nogueira)

Sinopse: Angela vive sozinha e coleciona diagnósticos de doenças que nunca teve. Sua ficção segue imperturbável até a chegada de Sueli, e o vislumbre de uma nova existência.

Quando Elas Cantam (Dir: Maria Fachin) 

Sinopse: “Quando Elas Cantam” é um documentário que pretende abordar o impacto que aulas de canto e a prática do coral exerce sobre a vida carcerária de algumas detentas da Penitenciária Feminina da Capital de São Paulo. Trata-se de investigar a potência da arte como ferramenta de regeneração destas mulheres.

Só Sei Que Foi Assim (Dir: Giovanna Muzel)

Sinopse: Quando Santiago, o melhor amigo de Júlia encontra um livro falando sobre a selva e como é a vida lá, ele decide que está na hora de finalmente agir como um tigre e decide partir em uma jornada até a selva. Durante essa aventura eles confrontam suas inseguranças e encontram algumas das forças que possuem.

A Água Não Flui Para Trás (Dir: Dominique Mangueira)

Sinopse: Pequenas encenações, performances, imagens de arquivo, fragmentos narrativos, reflexivos e poéticos acerca da infância, da maternidade e do isolamento social, abordados a partir do olhar subjetivo da diretora.

Rã (Dir: Julia Zakia e Ana Flávia Cavalcanti)

Sinopse: Val e suas duas filhas vivem numa casa de 16 metros quadrados. Certa madrugada, mãe e filhas são subitamente acordadas com palmas e alguém chamando por Val no portão. A voz é de Neném Preto, amigo de Val e dono do mercadinho. No portão, Val ouve dele um estranho pedido: o de usar seu quintal para desovar uma exótica carga. Mãe de família, ela hesita, mas acaba cedendo.

Lambe Sujo (Dir: Gabriela Greeb, Paulo Dias e Marianna Monteiro)

Sinopse: Um filme etnográfico sobre a memória imaterial. Um retrato da festa do Lambe Sujo.

Em Concha (Dir: Clécia Bprges)

Sinopse: Sob o olhar voltado para o isolamento social,transcreve-se através de imagens e uma narrativa poética as “frestas” que aparecem como ponto de fuga e de criação nesse momento.

Riscadas (Dir: Karol Mendes)

Sinopse: Tendo como cenário o Centro da capital do Espírito Santo, três artistas mulheres capixabas contam suas vivências e como a arte urbana, aliada ao movimento feminista, se tornou importante ferramenta no enfrentamento à violência contra a mulher.

Do Observatório Eu Vi (Thaís Inácio)

Sinopse: Em “Do Observatório Eu Vi“, além da homenagem a Antônio Faleiro, pioneiro da ufologia no Brasil, a cineasta Thaís Inácio nos faz questionar sobre as possibilidades de comunicação em uma era ultra tecnológica como a nossa.

Invisíveis Prazeres Cotidiano (Dir: Jorane Castro)

Sinopse: Retrato da cidade de Belém através do universo de seus jovens blogueiros.

Tempo Circular (Dir: Graci Guarani)

Sinopse: O curta tempo circular, aborda o tempo na visão indígena da nação pankararu. um tempo não linear, um tempo circular, tempo de escutar o passado estando no presente e pensando no futuro, um tempo onde os três estágios de tempo se comunicam com sabedoria, respeitando o ciclo natural das coisas, tempo circular trás narrativas originais com canções, dizeres da vida, da corrida diária pelo bem estar e o apelo à ancestralidade e a paz.

Perifecu (exibido por 24 horas no dia 08/01 – Dir: Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira)

LONGAS

À Luz Delas (exibido por 24 horas no dia 09/01 – Dir: Luana Farias e Nina Tedesco)

Sinopse: Um documentário sobre ser diretora de fotografia no Brasil: as dificuldades enfrentadas pelas mulheres para ingressarem e se manterem na profissão, e suas estratégias de luta por um audiovisual mais democrático e plural.

Fakir (exibido por 24 horas no dia 10/01 – Dir: Helena Ignez)

Sinopse: O último longa-metragem dirigido por uma das maiores cineastas do Brasil tem como ponto de partida um livro de 2015 sobre faquirismo, uma arte da fome cujos intérpretes mais famosos chegavam a ficar 100 dias em jejum. O trabalho de Ignez mescla material de arquivo das décadas de 1920 a 1950 com cenas documentais e teatrais contemporâneas para explorar uma prática raramente exercida hoje em dia, mas que já atraiu multidões em países como França e Brasil. O filme destaca algumas das mais icônicas mulheres faquires, cujas identidades enquanto artistas e mulheres lhes causaram uma dupla perseguição. (A. C)

Memórias Afro Atlânticas (exibido por 24 horas no dia 16/01 – Dir: Gabriela Caldas)

Sinopse: O documentário em longa-metragem “Memórias Afro-Atlânticas” segue os passos do linguista afro-americano Lorenzo Turner (1890-1972) em suas pesquisas conduzidas na Bahia no início da década de 1940. Ao longo de meses de investigação em terreiros de candomblé́ de Salvador e do Recôncavo, Turner produziu preciosos registros em áudio e fotografias, retratando a experiência linguística e musical de personalidades religiosas como Mãe Menininha do Gantois, Joãozinho da Goméia e Manoel Falefá́. Apresentando imagens e sons raros, o documentário “Memórias Afro-Atlânticas” revisita os terreiros de candomblé registrados por Turner quase 80 anos depois, em busca de memórias e remanescentes ainda vivos.

Torre das Donzelas (exibido por 24 horas no dia 17/01 – Dir: Susanna Lira)

Sinopse: Quarenta anos após serem presas durante a ditadura militar na Torre das Donzelas, como era chamada a penitenciária feminina, ao lado da ex-presidente da República Dilma Rousseff, um grupo de mulheres revisita a sua história.

3ª Elas Por Trás das Câmeras - Divulgação

Com informações da assessoria de imprensa da mostra.