Brasileiro “A Nuvem Rosa” é exibido em Sundance

O filme brasileiro “A Nuvem Rosa”, escrito e dirigido pela cineasta Iuli Gerbase, será exibido no Festival de Sundance neste 29 de janeiro, às 20h (horário de Brasília) marcando a sua estreia internacional. O longa foi selecionado para a categoria World Cinema Dramatic Competition.

O prestigiado evento, palco de lançamentos de produções independentes realizadas no mundo todo, acontece este ano em formato híbrido, com sessões presenciais, em salas e cinemas drive-in parceiros do festival, nas cidades dos EUA em que o funcionamento é possível. A programação também tem exibição online, mas o acesso é restrito ao território estadunidense. No caso de “A Nuvem Rosa”, as sessões digitais serão nos dias 30, às 9h, e 31, ao meio-dia (horário de Brasília).

Na trama do filme, acompanhamos Giovana (Renata de Lélis), que está presa em um apartamento com Yago (Eduardo Mendonça), um cara que ela havia acabado de conhecer em uma festa. Enquanto esperam uma estranha e tóxica nuvem cor de rosa passar, eles precisam viver como um casal. Ao longo dos anos, Yago vive sua própria utopia, enquanto Giovana sente-se cada vez mais aprisionada.



 

O longa foi produzido antes da pandemia de Covid-19 e acabou antecipando o atual momento e os conflitos que fariam parte do cotidiano em 2020. “A primeira faísca da ideia para o roteiro surgiu em 2015. O objetivo inicial era explorar uma espécie de casamento forçado entre dois personagens presos em um ambiente por um longo tempo”, conta a diretora. “Pensando sobre o que poderia deixá-los presos, surgiu a ideia da nuvem rosa tóxica, um elemento surrealista e inexplicável. O foco então foi a trajetória emocional dos personagens, e os conflitos gerados pelas suas diferenças. Escrevi o roteiro entre 2016 e 2017, quando não imaginava que essa ficção científica se tornaria tão real para nós”, explica.

Este é o primeiro longa de Iuli, que antes realizou seis curtas-metragens selecionados para diversos festivais internacionais, como Toronto e Havana.

Com distribuição da O2 Play e produção da Prana Filmes, “A Nuvem Rosa” tem previsão de estreia para 2021, mas ainda não há uma data definida.

A seguir, veja uma entrevista com a diretora para o Festival de Sudance (em inglês):

Com informações da assessoria de imprensa da O2 Play.