Lâmina – Mostra Audiovisual Preta abre inscrições para filmes de realizadores negros

A primeira edição da Lâmina – Mostra Audiovisual Preta está com inscrições abertas até o dia 6 de abril. Voltado à exibição e discussão do cinema contemporâneo brasileiro produzido e realizado por artistas pretas e pretos, o evento vai selecionar filmes e conteúdos audiovisuais para cinema, web, TV e Vídeo On Demand (VOD). As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site da mostra, onde também é possível acessar o regulamento na íntegra.

O projeto é realizado pela Claraboia  e parte de uma necessidade de promover o acesso a bens culturais pelo público negro e periférico do Espírito Santo e do Brasil, bem como de promover uma maior disseminação de produções realizadas por pessoas pretas, em âmbitos estadual e nacional. Além disso, visa a funcionar também como um inventário de como as questões raciais têm ajudado a construir um novo campo semântico e simbólico no terreno das artes e, em específico, na produção audiovisual.

Ainda de acordo com a organização da mostra, a Lâmina pretende jogar luz em expressões e manifestações minoritárias e incentivar a multiplicidade e a pluralidade, por meio da proliferação das imagens, sons e trocas diversas, partindo de uma demanda histórica dos movimentos negros e periféricos de maior conexão entre o fazer cultural e o acesso de seus pares a essas produções



Devido à pandemia de Covid-19, o evento acontecerá inteiramente online, em maio de 2021. A programação contará com exibições de filmes, feiras, seminários, debates e cursos online. O acesso do público será gratuito.

Informações sobre a mostra também podem ser obtidas no Instagram e no Twitter. A Lâmina conta com apoio e patrocínio do Funcultura, do Governo do Estado e da Secretaria da Cultura do Espírito Santo, através da Lei Aldir Blanc.

Com informações das assessorias de imprensa da Lâmina.